Feiras de Ciências e Tecnologia unem escolas e comunidades por todo o Estado

18 Ago, 2017 15:38:36 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O calendário de Feiras Regionais de Ciências e Tecnologia nas escolas do Estado continua a todo o vapor. Depois das feiras realizadas entre os dias 4 e 11 nas regionais de Taió, Ituporanga, Videira, Campos Novos e Timbó, esta semana foi a vez das Gerências Regionais de Educação (Gered) de Concórdia, Seara, Brusque e Ibirama reunirem os projetos multidisciplinares de alunos promovendo a ciência e gerando um desafio a mais para as mentes criativas dos jovens.

Realizadas em 33 diferentes locais em Santa Catarina as Feiras Regionais definem quais serão os três trabalhos destaque que representarão a Gered na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Florianópolis. De cada localidade são escolhidos um trabalho de alunos do Ensino Fundamental, de Ensino Médio e de Ensino Profissionalizante.

Araranguá

A Escola de Educação Básica Timbé do Sul promoveu na última segunda-feira, 14, sua Feira Multidisciplinar anual, que contou com uma ampla programação e surpreendeu na qualidade dos trabalhos apresentados. A gestora escolar Fabiana Rovaris Pezente, que recebeu os professores, alunos e visitantes no auditório da escola para dar boas-vindas na abertura do evento, destacou a importância da Feira Multidisciplinar para o processo ensino-aprendizagem. “São de extrema relevância os trabalhos de pesquisas, atividades e demais ações realizadas nas diversas disciplinas pelos alunos, orientados por seus professores, que culminaram com esta bela Feira”.

A escola foi organizada por salas temáticas, em que os visitantes recebiam explicação dos alunos sobre as pesquisas apresentadas, participavam de jogos e brincadeiras e podiam fazer questionamentos. “Agradecemos ao público que prestigiou nossa Feira e todos os professores, alunos e demais envolvidos que se dedicaram e colaboraram para a realização da mesma”, completou a diretora.

Concórdia

Os eventos foram realizados no dia 15 nas dependências do Ginásio Ivo Silveira. A mostra realizados pelos alunos das 20 escolas da região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Rede Municipal de Concórdia, Instituto Federal Catarinense e Sesi Escola foi aberta ao público. Estavam envolvidos no evento o Ensino Fundamental Séries Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio profissionalizante e Ensino médio Inovador. O objetivo principal do evento foi envolver a comunidade escolar, proporcionando a interação e a troca de experiências entre estudantes, professores e comunidade a partir das produções científicas e culturais realizadas no contexto educativo.

Seara

O município de Ipumirim foi sede, nesta quinta-feira 17, da 10ª Feira de Ciências e Tecnologia, da 9ª Feira Regional de Matemática e da 7ª Mostra de Iniciação Científica da Universidade do Contestado (Mocisc). Foram 74 trabalhos inscritos de todas as escolas da Regional de Seara. Os projetos envolveram temas como o uso de plantas medicinais, o tratamento do lixo, a compostagem e a reutilização de água. Também abordam aspectos da cultura e do comportamento humano como alimentação. Contudo a sustentabilidade foi o tema mais recorrente.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, as feiras são o resultado de um processo educativo, científico e tecnológico vivenciado no cotidiano escolar. “Essa é uma atividade que reflete diretamente o bom trabalho de todos os educadores e gestores envolvidos. Todos os alunos merecem destaque por acreditarem na pesquisa como ferramenta de construção de uma sociedade melhor, de um pais melhor”, afirma.

Para o coordenador das feiras, Jadimar Frigeri, a qualidade dos projetos têm aumentado a cada ano. “Estamos muito felizes com o empenho dos alunos e professores. Neste ano o número de projetos inscritos aumentou 40%. São ótimos trabalhos, com uma grande qualidade e variedade de temas. A Regional de Seara estará muito bem representada nas próximas fases”, explica Frigeri.

Ibirama

A Escola de Educação Básica Regente Feijó, em Lontras, está sediando nesta sexta-feira 18, a XII Feira Regional de Matemática e a XI Feira Regional de Ciências e Tecnologia a montagem dos estandes que vão receber estudantes dos nove municípios que compõem a Regional de Ibirama foi finalizada na tarde desta quinta-feira, dia 17 pela direção da unidade e equipe da Gerência da Educação. Com a conclusão da estrutura física, alunos correm contra o tempo para deixar tudo pronto para receber o público.

A Feira será aberta oficialmente às 9h e segue até às 14. Ao todo serão apresentados 42 trabalhos de diversas áreas, produzidos por alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.  Toda a comunidade é convidada a participar e na data serão definidos os trabalhos classificados para representar sua escola e a região nas feiras estaduais que ocorrem em Criciúma de 27 a 29 de setembro. Confira o calendário das feiras que serão realizadas em todo e Estado. Visite e prestigie os projetos dos alunos de sua localidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE