• Feira Regional de Ciências e Tecnologia em Criciúma

Feira Regional de Ciências e Tecnologia em Criciúma

21 Set, 2017 09:55:28 - Educação

Criciúma (SC)

O colégio estadual Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, recebeu nesta quarta-feira, 20, a V Feira Regional de Ciência e Tecnologia. O evento contou com a participação de 14 escolas e a amostra de 25 trabalhos. Três trabalhos foram escolhidos para a etapa estadual.

Para a gerente Regional de Educação, Jucilene Antonio Fernandes, o sucesso da Feira de Ciências é reflexo do esforço dos professores e interesse dos alunos que irão colher os frutos na vida profissional. “Temos alunos que hoje são destaque nacional em esporte e ensino. Nós temos professores que foram contemplados com bolsa internacional pelo destaque do trabalho que realizou. Isso é o reflexo da escola, do trabalho dos professores e do incentivo dos nossos gestores”, ressaltou.

Com o objetivo de divulgar a produção científica dos alunos instigando à pesquisa científica, o evento mobilizou professores e alunos à cultura da Feira. “Queremos incentivar cada vez mais  a construção de atividades de iniciação científica na educação básica visando o conhecimento científico e tecnológico”, salientou a coordenadora da Feira, Andreia Custódio Lino.

Os trabalhos expostos foram desenvolvidos durante meses pelos estudantes com apoio dos professores. A aluna Helen de Oliveira, de 16 anos, e seus colegas da Escola Estadual Antônio Milanez Netto, apresentaram desafios e dinâmicas com a matemática. “Escolhemos este tema porque muitos alunos não gostam de matemática e acham difícil. Através de jogos e desafios podemos gerar interesse e conhecimento”, explicou.

Já o aluno Gabriel Loch, estudante do colégio Cedup Abílio Paulo de Criciúma, desenvolveu um protótipo de Máquina Auxiliada pelo Computador há mais de um ano e já pensa na faculdade. “Estou neste projeto há bastante tempo e com ajuda do professor já conseguimos chegar a um bom resultado, mas queremos usar a tecnologia para construir próteses para quem tem deficiência de membros. Futuramente quero cursar engenharia mecatrônica ou robótica”, comentou.

De acordo com o professor, Gustavo Zanette, o equipamento desenvolvido pelo aluno teve um custo de aproximadamente R$ 4 mil reais, sendo que uma máquina deste segmento tem um custo superior a R$ 120 mil. “Todas as ideias saem dos nossos alunos. Nós damos a oportunidade e todo o aporte científico para auxiliar no desenvolvimento do projeto”, assegurou.

Trabalhos vencedores

ESCOLA

TRABALHO  -

ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTADOR

ALUNOS

PROFª MARIA DA GLÓRIA E SILVA

ESPECIAÇÃO POR BARREIRA GEOGRÁFICA

BRUNO CESAR GARCIA

THIAGO ZEFERINO ANTUNES

KEDIEL JOÁS FARIAS

 

ESCOLA

TRABALHO  - ENSINO MÉDIO

ORIENTADOR

ALUNOS

WALTER HOLTHAUSEN

BARCO A VAPOR

CLAITON  JOAQUIM

FERNANDA FERNANDES

VITOR MANOEL ALIATI

 

ESCOLA

TRABALHO  -

ENSINO PROFISSIONALIZANTE

ORIENTADOR

ALUNOS

CEDUP

MANUFATURA AUXILIADA POR COMPUTADOR

GUSTAVO DOS REIS ZANATTA

GABRIEL LOCH JOAQUIM

MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA                             

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE