Feira do Empreendedor Rural fortalece setor produtivo

29 Nov, 2016 16:23:11 - Geral

Chapecó (SC)

Um ambiente repleto de cores e sabores. Assim foram as Feiras do Empreendedor Rural desenvolvidas nos municípios de Campo Belo do Sul e Palmeira, região do planalto serrano catarinense. A ocasião possibilitou a degustação de produtos e a aproximação dos alunos do Programa Empreendedor Rural com os clientes. 

A iniciativa teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais de Campo Belo do Sul e Palmeira. 

De acordo com a supervisora do Senar/SC na região do planalto serrano, Stephanye Fanton, a feira faz parte do módulo “Estratégia de Comercialização” do PER. “Os participantes planejam e executam a feira com base nos custos levantados sobre os produtos que são de suas propriedades”, explicou. 

Segundo a supervisora, a feira superou as expectativas de todo o grupo. “É um espaço em que eles puderam demonstrar o que produzem e aproximar-se da comunidade comercializando seus produtos”, complementou. 

O casal Zailma Varela da Silva Borges, de 32 anos, e José Valdeci Borges, de 41 anos, é produtor de morango no município de Cerro Negro, participou do PER e expôs a produção durante a feira. “Foi uma experiência única. Os conhecimentos que adquirimos serão levados para a vida inteira. Não existem palavras que possam expressar a nossa gratidão por tudo que aprendemos e melhoramos no decorrer do programa”, afirmou a produtora. 

Segundo Zailma, a turma pensa em dar continuidade a feira. “Percebemos que há espaço para nós. A intenção é criar um espaço para a comercialização dos nossos produtos uma vez por semana”, avaliou. 

A coordenadora do PER em Santa Catarina, Nayanna Setubal Bittencourt, destacou que o programa tem como objetivo estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do meio rural, incentivando o debate e a formação de lideranças. “A iniciativa ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os empreendedores utilizem destes conhecimentos e administrem suas propriedades com eficiência”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressaltou a importância do programa para o fortalecimento do setor produtivo no campo. “O produtor passa a visualizar a sua propriedade como uma empresa rural e a gerenciá-la como tal”.

PER
O Programa Empreendedor Rural (PER) objetiva desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio. A iniciativa é totalmente gratuita. São 136 horas de aulas teóricas e práticas. Para participar é necessário ser maior de 18 anos, ter o ensino fundamental completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE