• Feira de Empreendedorismo ganha recorde

    Iniciativa faz parte do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos que capacitou, gratuitamente, mais de sete mil alunos de 22 municípios do oeste

Feira de Empreendedorismo ganha recorde

23 Nov, 2016 15:21:00 - Variedades

Xanxerê (SC)

A Feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) chamou atenção das mais de 500 pessoas que visitaram o SESC Xanxerê, no último fim de semana. Desenvolvido por 110 estudantes do ensino fundamental, o evento contou com produtos e serviços de várias áreas da economia e projetos sociais fomentados com atividades interdisciplinares e de incentivo ao empreendedorismo.

A estudante da 4ª série, Sofia Chiamenti, estava entre os alunos responsáveis pela Locadora, que contava com livros, brinquedos, fantasias e revistas feitas pelos próprios estudantes, venda de rifas para pizza e de chapeuzinhos de couro, confeccionados por alunos da APAE. “Foi uma experiência muito legal porque aprendemos a administrar a locadora e também conhecemos mais sobre as etapas que envolvem o empreendedorismo”, relata.

O SESC é parceiro do SEBRAE e pioneiro no Estado, a aderir ao programa JEPP e disseminá-lo em todas as unidades SESC de SC. O currículo escolar ganhou com o projeto, trouxe inovação, criatividade, motivação, um conjunto de comportamentos e valores fundamentais, importantes para a vida dos estudantes, seguida da profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Desde a implantação em 2014, o Sesc já alcançou centenas de crianças com as ações do JEPP. A coordenadora pedagógica da unidade de Xanxerê, Marilande De Rocco, conta que é a terceira vez que o evento ocorre, sendo as crianças capacitadas e instigadas a trabalhar com o empreendedorismo.

“O JEPP é um sucesso! Com as atividades vemos o quanto os alunos estão empenhados na construção dos produtos que comercializaram. Nesta edição, contamos com quatro oficinas/ temáticas: O mundo das ervas aromáticas; Temperos Naturais; Brinquedos Ecológicos; e Locadora de Produtos. Tudo foi planejado nas aulas semanais e, percebemos o engajamento deles, pois não querem sequer faltar uma aula do JEPP. É um ensino para a vida”, ressalta Marilande. A coordenadora também destaca a importância do Sebrae/SC nas visitas e capacitação dos professores que, segundo ela, foram essenciais para otimizar e qualificar o ensino.

Com incentivo e auxílio na criação dos cartazes de divulgação, bonecas russas, mascotes da turma, espantalhos e outros artesanatos, a professora de artes Jéssica Dalla Corte afirma que os alunos se envolvem 100% nas atividades e acredita que o incentivo é ótimo para que eles aprendam a valorizar o próprio trabalho. “Com o JEPP os alunos têm aprendido sobre a valorização e administração financeira e também sobre trabalho em equipe, aplicável em empresas, por exemplo. Esse tem sido um trabalho extremamente motivador e desafiante”, assegura.

Mãe dos alunos Gabriel, do 1º ano, e Yasmin, do 2º ano, a empresária Jussiane Piasseski prestigiou a ação junto com sua família. “As aulas sobre empreendedorismo têm trazido resultados muito positivos e, além de despertar o interesse dos nossos filhos para os negócios, também envolvem toda a família. Além disso, é um conhecimento que eles aprendem e aplicam quando visitam nossas empresas querendo participar dos processos, cuidando, economizando e administrando”, explica.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destaca que o JEPP no Sesc em Xanxerê retrata efetivamente a evolução e o grau de preocupação dos educadores com a elevação do nível da cultura do empreendedorismo na região, especialmente no ambiente escolar. “E nós percebemos a pró-atividade de pessoas que estão vivenciando práticas que permitem que possam assimilar os comportamentos e atitudes empreendedoras.

A feira traz uma concretização desse aprendizado. Não se trata da comercialização ou da preparação das salas de aulas, mas sim da convivência, interação com a sociedade e da demonstração de bons exemplos assimilação da cultura do empreendedorismo por essas crianças”, afirma.

O evento contou com a participação de representantes do Sebrae/SC, da gerência e coordenadoria técnica de educação da unidade, da Secretaria Municipal de Educação, ACIX, Prefeitura, além dos alunos, familiares e comunidade.

JEPP

O JEPP integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC e vem sendo implementado, desde 2014 na região, com a parceria das Secretarias Municipais, Gerências Regionais de Educação e algumas entidades. Até o momento mais de sete mil alunos participaram do programa, disponibilizado gratuitamente às escolas.

O objetivo é disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores por meio da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade, para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

Parmeggiani realça que a participação das escolas, das secretarias de educação, demais parceiros, além de diretores e dos professores tem sido essencial para a concretização do programa. “Os resultados nos mostram que conseguimos atingir os objetivos de estimular a iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo em um sentido amplo sistêmico e sustentável”.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE