• Feira de Economia Solidária aberta até às 18 horas na Praça Nereu Ramos

Feira de Economia Solidária aberta até às 18 horas na Praça Nereu Ramos

10 Nov, 2017 14:05:49 - Variedades

Criciúma (SC)

Um lugar onde a reciprocidade se transforma em solidariedade. A Feira de Economia Solidária, aberta na manhã de hoje (10), até às 18h, na Praça Nereu Ramos, é uma das mais tradicionais iniciativas da Semana da Solidariedade, que está em sua 9ª edição, organizada pela Cáritas Diocesana de Criciúma. Ao todo, nove empreendimentos de economia solidária, além da Cáritas e das Pastorais da Saúde e da Criança participam da feira, organizada sob uma estrutura coberta, para o conforto dos visitantes neste dia de chuva. Conforme a secretária executiva da Cáritas, Devaneide De Brida, a maioria dos empreendimentos compõem o Fórum Regional de Economia Solidária e participam de cooperativas.

Alimentos coloniais, de origem árabe, massas congeladas, hortaliças orgânicas, doces, artesanatos com tecidos, conchas, luminárias, enfeites de natal e outros são algumas das opções que podem ser encontradas na feira. As equipes das pastorais da Saúde e da Criança das paróquias do Pinheirinho, Próspera e Vila Nova (Içara) apresentam pomadas, tinturas, sabão medicinal, mingau de multimistura, xaropes, chás e ervas, além de orientações sobre saúde e específicas para crianças e gestantes. Exemplares do livro "30 anos de amor à vida: Pastoral da Criança - Memórias da Paróquia São Miguel Arcanjo" também estão sendo vendidos, no valor de 30 reais.

“São produtos orgânicos, de qualidade, confeccionados com carinho e selecionados por essa rede de economia solidária. É importante que as pessoas saibam que, além dos produtos em série, em quantidade, existem os selecionados, qualificados, fresquinhos, produzidos para hoje. O produto da economia solidária é único, tem muita criatividade e reaproveitamento de materiais, envolve associações, cooperativas e famílias que não têm em vista somente o lucro, mas o seu consumidor final”, destaca Devaneide.

A abertura da feira contou com a presença do Presidente da Cáritas, padre Wilson Buss, que recordou ensinamentos do convidado da mesa de diálogo realizada na quinta à noite, padre Vilson Groh: “Uma das coisas bonitas que o padre Vilson Groh lembrou é que mais importante que vender é olhar no rosto, no olhar da outra pessoa. O primeiro momento da solidariedade é também encontrar-se com outras pessoas. Que cada pessoa que passar por aqui possa sentir, da equipe que está aqui, que possamos ter essa característica: alegria de acolher as pessoas. Mesmo que chegue ao final do dia e haja poucas vendas, se pudermos dar um sorriso e algumas pessoas saírem mais alegres, pela nossa acolhida, já é um gesto de solidariedade. Esse gesto de solidariedade quer também ser um gesto de promoção da vida das pessoas: as pastorais da Criança e da Saúde olhando não como comércio, mas a saúde e a vida para as pessoas; os outros empreendimentos também fazendo produtos e agregando valores para também ter melhores condições de vida para si, porque é um momento de sustento da sua atividade familiar, grupo ou cooperativa”.

O bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, pediu a bênção de Deus sobre todos os presentes e produtos. “Na nossa vida de cristãos, pessoas de boa vontade, nós cremos muito naquilo que vem feito para as pessoas que mais precisam. São coisas que a Igreja, sempre, na sua história, apoiou e abençoou. Isso nos traz alegria e esperança. Que cada um colabore para que a nossa sociedade, nossa comunidade, nossa família sejam um pouquinho melhores. Não estamos apenas pensando em coisas materiais, econômicas, mas em ver, humanamente, como acolhemos as pessoas. É comprovado, hoje, que as pessoas, no mercado, vão de novo onde foram bem acolhidas – o preço é secundário. As pessoas querem ser acolhidas com um sorriso, sentir-se gente, não número. Quero agradecer a vocês todos que estão aqui na feira mostrando que esse mundo tem esperança, sobretudo nos corações daqueles que acreditam e apóiam esses trabalhos”, destacou o epíscopo.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE