• Feira de Ciências e Bootcamp estimulam inovação

    Atividades ocorrem de 17 a 21 de outubro

Feira de Ciências e Bootcamp estimulam inovação

29 Set, 2016 10:49:10 - Educação

Criciúma (SC)

Com experiências bem-sucedidas de estreia, a Feira de Ciências e o Bootcamp terão a segunda edição na Semana de Ciência e Tecnologia Unesc (SCT). Os eventos integram a lista de atividades programadas para ocorrer em todo o campus da Universidade, de 17 a 21 de outubro. No DNA de ambos está o estímulo à inovação.

Integração ao ambiente universitário

A Feira de Ciências traz para dentro da Unesc os trabalhos de iniciação científica produzidos por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas de Criciúma. “O envolvimento dos expositores e a qualidade das apresentações surpreenderam a todos no ano passado e cria uma expectativa muito positiva para a segunda edição”, comenta o coordenador da Feira, professor Eduardo Pacheco Rico.

“Muitos visitantes interessados nos eventos acadêmicos paravam para olhar os trabalhos da Feira de Ciências, o que gerou um impacto muito positivo dentro do objetivo de integrar as escolas com o ambiente universitário. Agora teremos um espaço específico e maior para receber mais produções e visitantes”, relata o organizador, ao falar da Aprofucri, local em que ocorrerá a Feira.

Uma startup em quatro noites

Divididos em equipes, os 40 participantes do Bootcamp terão o desafio de transformar uma ideia em um projeto de empresa inovadora em quatro noites. A metodologia envolve a supervisão de mentores (profissionais com experiência no mercado) em todo o processo de construção dos modelos de negócio.

“Ao desenvolver nos acadêmicos, o espírito empreendedor e o interesse por buscar coisas novas, vamos estimular a formação de profissionais geradores de empregos, em vez de quem os procure”, enaltece o facilitador do evento, Igor Drudi.

A participação no primeiro Bootcamp Unesc enquanto acadêmica de Ciências da Computação foi uma ótima oportunidade de conhecer os passos para empreender, segundo Jéssica Capra. Ela estava no time idealizador do aplicativo de “carona corporativa”, escolhido entre os dois campeões por empate técnico.

“Eu me sinto até privilegiada de ter essa experiência ao lado dos colegas e tão próxima dos mentores. A proposta nos instigou a olhar macro em vez de procurar algum assunto que simpatizamos ou entendemos. O selecionamento aleatório na formação dos times também foi uma troca de experiência ótima por termos diferentes profissões, visões e idades”, conta Jéssica.


 ALFA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança