• Fé na Eucaristia e gestos solidários na Festa de Corpus Christi

Fé na Eucaristia e gestos solidários na Festa de Corpus Christi

29 Mai, 2018 15:47:54 - Variedades

Criciúma (SC)

Nesta quinta-feira, 31, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, mais popularmente chamada pela expressão latina “Corpus Christi”. A festa celebra a presença real de Cristo no sacramento da Eucaristia. A procissão com veneração pública pelas ruas só é permitida nesta data ou na realização de congressos eucarísticos.

“Narra a história, que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir, em peregrinação, ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração, veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sanguíneos e as toalhas do altar sem, no entanto, manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo”, relata o assessor eclesiástico da Comissão Diocesana de Liturgia, padre Maxssuél da Rosa Mendonça.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo (Itália) em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A celebração da festa foi concedida em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na Quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Porém, o decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, pois o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na Diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se, primeiro, na Alemanha, depois na França e na Itália.

O Pão da Eucaristia é o pão da solidariedade

A festa do Corpo de Deus ocorre, a cada ano litúrgico, entre os meses de maio e junho, no contexto do mês do Sagrado Coração de Jesus e dos santos populares. “É ação de graças e proclamação de fé na Eucaristia. É também dia de compromisso renovado, de profunda e intensa participação na celebração da Ceia do Senhor, de vivência das exigências de fraternidade e solidariedade que a Eucaristia comporta. Não se pode realizar um gesto que indica unidade, partilha, igualdade e doação recíproca, aceitando e contribuindo com as desigualdades sociais, os ódios, a indiferença, a violência. Ao receber tão excelso dom, tornamo-nos o que ainda não somos: pão partilhado em benefício dos irmãos”, acrescenta padre Maxssuél. 

Como gesto concreto, muitas paróquias da Diocese de Criciúma, durante as missas e procissões, realizarão campanhas para doação de agasalhos, cobertores e alimentos para famílias carentes. Na Catedral São José, a campanha é por fraldas geriátricas. A celebração ocorre às 15 horas, na Praça do Congresso, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e termina com a bênção com o Santíssimo Sacramento, sob o átrio da Catedral.

Catedral celebra bênção de monumento alusivo ao Congresso Eucarístico

Durante a solenidade, a Paróquia São José também celebrará a bênção do monumento alusivo ao Congresso Eucarístico realizado na Praça do Congresso, em 1946. "O monumento é novo, foi desenvolvido pelo arquiteto Maurício Carneiro. Trata-se de uma cruz. Em um braço da cruz, estará uma placa, com o brasão do Congresso; em outro, uma placa contando um pouco da história. Fizemos o monumento na intenção de marcar a Praça e todos saberem o porquê desse nome. Não queremos que se perca no tempo a memória de tão grandioso acontecimento", explica o pároco da Paróquia São José, padre Antônio Júnior.


COMARCA DE CRICIÚMA

Paróquia Nossa Senhora da Salete - Criciúma
15h: Missa e Procissão - Próspera

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Criciúma
15h: Missa e Procissão - Pontilhão (campanha de alimentos e agasalhos)

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Criciúma
09h: Missa e Procissão - Cidade Mineira

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - Criciúma
09h: Paraíso até Boa Vista

Paróquia Santa Bárbara - Criciúma
06h30min: Bênção com o Santíssimo Sacramento (exposto para Adoração até 08h30min)
06h45min: Confecção de tapetes
09h30min: Missa e Procissão – Matriz

Paróquia Santo Agostinho - Criciúma
09h: Procissão e Missa - Metropol
10h: Procissão e Missa - Rio Maina

Paróquia Santo Antônio - Criciúma
09h: Procissão e Missa - Quarta Linha
09h: Celebração - Dagostim
09h: Celebração - HG
09h30min: Celebração - São Domingos
09h30min: Celebração - Espigão da Pedra
19h: Celebração - Ponta do Mato
19h: Celebração - Terceira Linha

Paróquia São José - Criciúma
15h: Missa e Procissão com bênção do Monumento alusivo ao Congresso Eucarístico - Praça do Congresso até Catedral

(campanha de pacotes de fraldas geriátricas para famílias carentes)

Paróquia São Paulo Apóstolo - Criciúma
10h: Procissão e Missa - Asilo São Vicente até Matriz (Michel)

COMARCA DE IÇARA

Paróquia São Donato - Içara
03h: Missa - Matriz
06h30min: Missa - Matriz
15h: Missa e Procissão - Matriz
19h30min: Missa - Matriz

Paróquia São Miguel Arcanjo - Içara/ Vila Nova
09h: Missa e Procissão - Vila Nova
15h: Missa e Carreata Eucarística - Coqueiros
19h: Missa e Procissão Luminosa - Boa Vista

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal