• Fatores embala exportações de aves e suínos de SC

Fatores embala exportações de aves e suínos de SC

10 Mar, 2017 10:41:06 - Economia

Florianópolis (SC)

O crescimento de 57,5% nas exportações de carne suína e de 6,9% de frango em fevereiro em relação ao mesmo período de 2016 se deve a uma conjugação de fatores. “O consumo mundial de alimentos continua crescendo, mas nem todos os países têm condição de aumentar a produção, temos qualidade, a indústria cumpre os contratos e tem a questão da sanidade, hoje 35 países produtores têm problemas sanitários, como a gripe aviária, isso ajuda a buscar e ampliar mercados”, avaliou o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, deputado Moacir Sopelsa (PMDB), que conversou com a Agência AL na tarde desta quinta-feira (9), na sede da secretaria, na Capital.

Sopelsa citou o caso do milho, cuja safra deve ser recorde no estado. “O clima ajudou”, reconheceu o secretário, acrescentando que a fartura do grão tende a normalizar o custo de produção de suínos e aves. “Mas não pode o preço do milho cair lá embaixo, para não faltar ano que vem”, alertou o secretário, referindo-se ao fato de que queda nos preços resulta em diminuição da área plantada e, consequentemente, no aumento do preço do grão no ano seguinte, bem como dos custos de produção, minando a competitividade do setor.

“Santa Catarina está conquistando espaço principalmente pela questão sanitária, Japão, Estados Unidos, Rússia, África do Sul, a Coreia do Sul que só não abriu o mercado porque houve um problema com a presidente daquele país, mas fala-se que em abril estarão aqui para avaliar as nossas plantas e quem está credenciado para exportar para o Japão também vai se credenciar para exportar para Coreia”, garantiu Sopelsa.

Sítios de controle sanitário

A preocupação com o controle sanitário levou o estado a monitorar sítios de passagem de aves migratórias. “O Chile está tendo problemas com a gripe aviária e algumas aves migratórias saem daquele país e param por algum tempo em Santa Catarina, estes sítios estão sendo monitorados”, informou Sopelsa, enfatizando que a sanidade é a principal credencial da agroindústria barriga-verde lá fora.

TEXTO/AGÊNCIA AL
FOTO/FÁBIO QUEIROZ


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança