Fatma divulga terceiro relatório de balneabilidade da temporada

21 Dez, 2017 15:39:31 - Especiais

Florianópolis (SC)

Divulgado excepcionalmente nesta quinta-feira, 21, o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2017/2018 traz 77,7% dos pontos analisados próprios para banho. As coletas e análises da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) foram realizadas de 18 a 21 de dezembro, em 215 locais, de 114 praias, de 27 municípios catarinenses. O relatório completo está no site da Fatma ou pode ser conferido no aplicativo Praias SC, disponível para android. 

O número de pontos impróprios aumentou em relação ao relatório da semana anterior. Doze locais deixaram de ser próprios e outros três passaram para a condição de impróprios. “A causa é uma só: as chuvas que caíram no Estado no início dessa semana. Sempre recomendamos que em caso de enxurradas, as pessoas evitem o banho de mar em locais de saídas de rios e pluviais por 24 horas”, afirma o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasquez Filho. Na Capital, 74,7% (56) dos locais podem ser aproveitados pelos banhistas. No restante do Litoral, 79,3% (167) estão próprios para banho. 

Devido ao período de festas de final de ano e recesso do serviço público e dos laboratórios parceiros da Fatma, as próximas coletas e análises serão feitas entre os dias 2 e 5 de janeiro. O quarto relatório da temporada e primeiro de 2018 será divulgado na sexta-feira, 5. “Em caso de chuvas intensas entre o Natal e o Ano Novo, período que não teremos o monitoramento, uma equipe da Fundação, que está de plantão, será acionada para orientar a população”, explica Vasquez Filho. 

Com mais de 30 anos de experiência, o técnico do Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva, dá uma dica importante aos banhistas na hora de escolher a praia para o banho de mar. “Mesmo que no relatório daquela semana o ponto esteja próprio, sempre indicamos que se observe o histórico do local. Se, na maior parte do tempo está próprio, a chance de estar contaminado é menor que um local que apresenta um histórico de impropridade”, salienta o técnico. Os resultados estão todos no site da Fatma ou no aplicativo (endereços acima). 

Como a balneabilidade é feita 

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa o encontro da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, Silva. Além da estrutura da Fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.   

Os pontos analisados são nos municípios Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE