Fatma divulga relatório de balneabilidade da primeira semana de 2018

08 Jan, 2018 16:08:53 - Geral

Florianópolis (SC)

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 5, o primeiro relatório das condições das praias de 2018 e quarto da temporada de verão. De acordo com as coletas feitas entre os dias 2 e 5 de janeiro, dos 215 pontos avaliados, em 114 praias, de 27 municípios de Santa Catarina, 60% estão próprios para banho. O relatório completo está no www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

A chuva que caiu na última semana de 2017 foi a principal razão para o número do aumento de pontos impróprios para banho no Litoral catarinense. “É uma situação pontual. Vínhamos de um período de seca e que recebeu uma grande quantidade de água das chuvas. Tudo o que estava acumulado foi parar no mar. Nos próximos dias, com a melhora do tempo, a tendência é que a situação melhore”, explica o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasquez Filho. Na Capital, dos 75 pontos avaliados, 35 (46,7%) estão próprios para banho. No restante do Litoral, 94 (67,1%) dois locais analisados estão aptos para os banhistas. Em relação ao relatório passado, 41 pontos em toda a costa de Santa Catarina passaram a ser impróprios e apenas dois mudaram para próprios.

Na internet

A partir de terça-feira, 9, novas análises parciais estarão disponíveis em relatórios parciais. “Assim que as análises são feitas, os resultados são cadastrados em nosso sistema, que atualiza automaticamente o site e o aplicativo. O banhista tem sempre dados seguros para garantir a saúde no banho de mar”, explica o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva.

Com mais de 30 anos de experiência, Marlon dá uma dica importante aos banhistas na hora de escolher a praia para o banho de mar. “Mesmo que no relatório daquela semana o ponto esteja próprio, sempre indicamos que se observe o histórico do local. Se, na maior parte do tempo está próprio, a chance de estar contaminado é menor que um local que apresenta um histórico de impropridade”, salienta o técnico. Os resultados estão todos no site da Fatma ou no aplicativo.

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, Silva. Além da estrutura da fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises. 

Os pontos analisados são nos municípios Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE