• Farmácia Solidária da Unesc comemora dez anos

    Só em 2015, foram arrecadados R$ 1,2 milhão em medicamentos

Farmácia Solidária da Unesc comemora dez anos

19 Set, 2016 15:32:59 - Educação

Criciúma (SC)

Há dez anos, a comunidade tem uma aliada forte para o cuidado com a saúde e os estudantes, para a sua formação. Estamos falando da Farmácia Solidária da Unesc, que funciona nas Clínicas Integradas e em 2016 completou uma década de ações voltadas para a sociedade. Para comemorar a data, a Universidade realiza nesta terça-feira (20/9), um evento com a presença dos parceiros do projeto e a palestra “Farmácia Solidária na Promoção do Uso Racional de Medicamentos”, com a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Indianara Becker. O evento ocorre às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse e será aberto ao público em geral.

As atividades comemorativas ocorrem também às 8 horas desta terça-feira, com a palestra “Uso Racional de Medicamentos”, com a professora Liege Bernardo, durante a abertura 15ª Jornada de Farmácia, que ocorre de terça a sexta-feira (20 a 23/9), com atividades organizadas pelo curso de Farmácia e pelo Centro Acadêmico. Devido a este evento, a Farmácia Solidária estará fechada nesta terça-feira no período matutino.

Indianara conta que só em 2015 a Farmácia Solidária arrecadou R$ 1,2 milhão em medicamentos. Segundo ela, o projeto tem uma importância social, no sentido que estimula a solidariedade com a doação de medicamentos que irão ajudar outras pessoas, leva informações para a população e ajuda na formação de novos profissionais da saúde. “A Farmácia Solidária tem um caráter social e comunitário à medida que envolve as pessoas na arrecadação de medicamentos que serão doados, tira os remédios vencidos das casas, os descarta corretamente e promove a conscientização para o uso racional dos medicamentos. Ela também se consolidou como importante estratégia na formação de profissionais de saúde, por meio do trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

A diretora da UNA SAU salienta que a Farmácia Solidária foi um projeto construído e mantido por uma rede, através de uma parceria entre a Unesc, Cruz Vermelha, que realiza campanhas de arrecadação e secretaria de Saúde de Criciúma, que colabora no descarte dos remédios e disponibiliza espaços nas Unidades de Saúde para que as pessoas levem suas doações. O projeto tem ainda o apoio de entidades como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Ordem Demolay.

Reconhecimento

O trabalho da Farmácia Solidária da Unesc foi reconhecido em nível estadual. No primeiro semestre de 2016, o projeto recebeu o Troféu Viver SC por estar entre os dez Pequenos Bons Exemplos do Estado. O reconhecimento é uma ação do Diário Catarinense, que circulou o estado em busca de iniciativas que ajudem as pessoas e o projeto venceu com 64,2% na votação popular.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE