Fapesc fomentará pesquisa de produção de biodiesel na Unisul

09 Nov, 2016 16:17:38 - Educação

Tubarão (SC)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) assinou termo de outorga de auxílio financeiro para o Grupo de Pesquisadores em Energias Renováveis da Unisul (Gpear), representado pelo professor João Alkaim. O termo fomenta apoio importante às pesquisas do curso de Engenharia Elétrica da Unisul Pedra Branca.

O projeto contemplado desenvolverá técnica para produção de hidrogênio e gases de síntese por uma técnica inovadora, o plasma. Ele apresenta vantagens em relação a outros processos, como baixo custo de produção, simplicidade de fabricação do reator e pela alta pureza dos produtos. “O projeto tem como essência aprofundar e consolidar os trabalhos de pesquisa alinhados com as necessidades das metas catarinenses de produção de biogases”, contextualiza o professor Alkaim.

O trabalho envolve o projeto, a construção e otimização de um reator de plasma, para degradação do biogás por plasma e caracterização dos produtos (hidrogênio e gases de síntese) formados. “Nesse estudo objetiva-se um desenvolvimento técnico para produção dos gases de hidrogênio e gases de síntese para uma técnica inovadora, o plasma frio de descarga de barreira que apresenta vantagem como baixo custo de produção, simplicidade de fabricação do reator e pela alta pureza dos produtos”, explica o professor da Unisul.

O grupo conta, além do professor Alkaim que é o líder do projeto, com as contribuições dos pesquisadores Heloisa Turatti Silva, Paola Egert, Anderson Soares André e Djan do Rosário. “Bom, desta forma procura-se oferecer na atual estrutura uma nova vertente de produção de biogases. Isso traria toda uma nova estrutura tanto para universidade, como para o governo de Santa Catarina”, finaliza.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança