• Faltas em consultas resultam a quase 8.000 atendimentos não realizados

Faltas em consultas resultam a quase 8.000 atendimentos não realizados

27 Ago, 2019 14:05:59 - Saúde

Içara (SC)

Uma das principais reclamações que são relatadas pela população é a demora em receber atendimento em algum serviço do SUS. Mas essa fila, que acaba se formando, poderia ser evitada se muitas das pessoas que faltam as consultas avisassem. Dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que durante os primeiros meses do ano, foram 7.798 faltas, de um total de 76.920 consultas agendadas.

Foram divulgados dados de consultas médicas agendadas pela Atenção Básica, consultas odontológicas, pediátricas, atendimentos de fisioterapia pelo Cefito, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Especialidades Odontologicas (CEO) e relacionadas ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), que correspondem aos atendimentos de urologia, reumatologia, endocrinologia, proctologia, gastroenterologia, cardiologia, nefrologia, neurologia geral, neurologia pediátrica, otorrino, nutricionista, dermatologia, angiologia, cirurgia pediátrica, ortopedia e cirurgia geral.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o absenteísmo impacta negativamente no atendimento à população. “Com isso acarreta prejuízo aos próprios usuários do SUS, prolongando o tempo de espera entre a consulta e o agendamento. Cada falta sem justificativa antecipada é vaga de outra pessoa que está sendo tirada”, comentou.

Entre os números apurados, os que mais chamam atenção, estão voltados para o atendimento do Ambulatório de Saúde Mental, que abrange os atendimentos de psiquiatria e psicologia, tanto adulto, quanto infantil. Desses, foram marcados 3.780 consultas, com uma falta de 840 pacientes. “É importante a conscientização, tem que haver uma relação de empatia, sabendo que esta vaga perdida prejudica outra pessoa que poderia ser beneficiada com o agendamento”, completou a secretária.

Para colaborar com a diminuição de filas, o paciente que não puder comparecer a consulta, deverá fazer o cancelamento em até 48 horas antes. O cidadão deverá procurar a Unidade de Saúde, ou telefonar para a secretária de Saúde para avisar que não poderá comparecer. O telefone da secretária é o 3431-3734 ou 3431-3700.

Confira o número de consultas marcas e faltas nos primeiros meses do ano:

Tipo de atendimento

Consultas Marcadas

Nº de faltas

Atenção Básica

45547

3342

Odontologia

8173

1278

Pediatria

850

118

Centro de Especialidades Médicas

15840

1798

Cefito/Fisioterapia

1200

240

Ambulatório de Saúde Mental

3780

840

Centro de Especialidades Odontológicas

1530

182


TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE