Faltam cinco dias para fim das inscrições no Teste Público de Segurança

06 Set, 2017 10:51:06 - Geral

Florianópolis (SC)

Faltam cinco dias para o encerramento das inscrições dos interessados em participar do Teste Público de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação. As inscrições podem ser feitas pelo hotsite do evento até o dia 10 de setembro. O TPS constitui parte do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.

No decorrer do TPS, os investigadores inscritos apresentam e executam planos de ataque aos componentes externos e internos da urna eletrônica. A segurança do sistema eletrônico de votação é feita em camadas. Por meio de dispositivos de segurança de tipos e com finalidades diferentes, são criadas diversas barreiras que, em conjunto, não permitem que o sistema seja violado. Qualquer ataque causa um efeito dominó, e a urna eletrônica trava, não sendo possível gerar resultados válidos.

Edição

O TPS 2017 será realizado nos dias 28 a 30 de novembro, quando especialistas em tecnologia da informação participarão, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da 4ª edição do Teste Público de Segurança do sistema eletrônico de votação, que será utilizado para as Eleições de 2018.

O Teste Público de Segurança, que acontece desde 2009, tem por finalidade fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral.

Essa edição traz alguns diferenciais, como a assinatura do código-fonte durante a primeira inspeção – garantindo a inalterabilidade até a execução dos testes pelos investigadores – e a entrega do certificado ao final do último dia do teste.

Pioneirismo

O Brasil é o primeiro e o único país no mundo que faz teste semelhante, abrindo os sistemas eleitorais para que investigadores ou hackers tentem quebrar as barreiras de segurança do processo.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE