• Faculdade Satc cria aplicativo para movimentar prótese de mão

    O software criado pelo curso de Engenharia de Mecatrônica possibilita movimentos por meio de comando de voz do celular.

Faculdade Satc cria aplicativo para movimentar prótese de mão

04 Jul, 2016 00:00:00 - Educação

Criciúma (SC)


Após seis meses de estudos, pesquisa com uma prótese de mão desenvolvida na Faculdade Satc cria aplicativo capaz de fazer uma mão artificial se movimentar por meio de um smartphone. A ferramenta possibilita o cadastro de diversos movimentos que fazem dedos e antebraço movimentarem-se por meio de comando de voz. No momento, o projeto analisa as alternativas para mensurar a força e a sensibilidade necessária para que determinados movimentos possam ser efetuados. 


“A ideia central do projeto é voltada a uma solução de baixo custo que resulte numa proposta viável que contribua com a qualidade de vida, ajudando quem precisa de uma prótese”, comentou o coordenador da Engenharia Mecatrônica da Satc, João Mota Neto.


A mão artificial foi criada na Satc por método de impressão 3D. O comando de voz para smartphone foi desenvolvido em Delphi, linguagem ensinada durante a disciplina de programação aplicada I e II, possibilitando a abertura do aplicativo em qualquer plataforma.


“Esta é uma pesquisa com ganho em várias áreas e a intenção é colaborar para diminuir o abismo existente entre o meio acadêmico e os problemas reais da sociedade”, observou o bolsista do projeto, Fábio Feltrin da Silveira.

 No vídeo, é possível perceber a prótese realizando movimentos básicos da mão.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal