• Exposição ‘Entre o Encantamento e a Realidade’

Exposição ‘Entre o Encantamento e a Realidade’

08 Mar, 2017 17:00:17 - Educação

Florianópolis (SC)

A Moda participou da definição dos padrões de beleza ao longo da história, exprimindo nos corpos os valores sociais, políticos, econômicos e estéticos de cada época. Estes padrões são visíveis tanto no estilo aristocrático do século XVI ao início do XIX, quanto na democratização dos estilos do século XX. No exercício de recriar estes modelos, os alunos do curso Tecnologia em Design de Moda da Unisul Unidade Florianópolis se inspiram na história para exibirem em bonecas Barbies o espírito do tempo.

Com
 o título, Entre o Encantamento e a Realidade: a Moda e suas engenhosas criações, os alunos da Universidade criaram bonecas especiais como artefatos que estão mais próximos do colecionador que do ato de brincar. Além de projetar coleções de roupas, a ação inventiva do designer de moda pode estar próxima ao universo infantil. “Foi nesse encontro feliz, entre o segmento boneca e a Moda, que as dolls art nasceram, inspiradas em personagens cinematográficos e literários, animais e contos de fadas”, contextualiza a professora Liliane Carvalho, responsável pela intervenção.

A parceria do curso de Moda da Unisul com o Continente Shopping iniciou em 2016 com a Exposição de Figurinos que durou um mês. Esta experiência inicial foi tão satisfatória para o curso de Moda, que ocorreram outras mostras e uma nova exposição de figurino está prevista para julho. “As exposições têm o objetivo de exibir o espírito criativo e lúdico que são manifestos na arte e na Moda. Todos os objetos expostos foram criados pelos alunos, exercitando o olhar critico ao pensar em si mesmos, processo que levou a produção dos toys, ou para a história, que levou a produção das Barbies”, explica a professora Liliane.

Todo o conjunto exposto torna visível o papel que os brinquedos têm para exibir, como ícones, o lúdico que se esconde em cada momento da história. “Foi legal trabalhar em conjunto com alunos do curso de Moda e Arquitetura. A doll que criamos foi inspirada no Unicórnio e no Flamingo. Nossos conceitos foram a profusão, com o dourado no chifre, e a textura na cor no casaco”, comenta o aluno de Design, João Antônio da Silveira.

As Barbies do século XX exibem inspirações em Courréges, Valentino, Chanel, Paul Poiret e Worth, entre outros, mostrando as mudanças nos estilos ao longo do século. Já, as Barbies dos séculos XVI até XIX reproduzem mulheres famosas da história que foram imortalizadas em obras de arte: Josefine Napoleão, Madame Pompadour, Infanta Margarita, Mary Stuart, Isabella Medice e Maria Antonieta, entre outras. Seus trajes exibem os valores estéticos de cada época.

A formanda da quinta fase do curso de Moda, Isabela Mazzochi Baú, inspirou-se nos pandas para montar a doll Pandora. “Foi legal misturar animais com a Moda. Estou na última fase do curso e dá um pouco de medo do mercado. Eu pretendo trabalhar com criação”, projeta.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE