• Exposição de ladrilhos resgata história do elemento arquitetônico

Exposição de ladrilhos resgata história do elemento arquitetônico

16 Mai, 2017 11:06:57 - Variedades

Florianópolis (SC)

Ladrilhos hidráulicos produzidos de forma artesanal e que fazem parte do patrimônio edificado de diversas cidades catarinenses são tema da exposição “Ladrilhos de Santa Catarina”. A mostra fotográfica, um projeto do estudante de arquitetura Bruno Espíndola, pode ser visitada na Sala Martinho de Haro do Palácio Cruz e Sousa até o dia 28 de maio.

Bruno Espíndola aliou o gosto pela fotografia e o interesse pelo patrimônio histórico para produzir fotografias de ladrilhos das cidades de Florianópolis, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava e Tubarão. Além de exibir a beleza dos desenhos, das cores e composições dos ladrilhos hidráulicos, a exposição estimula uma reflexão sobre a perda desse patrimônio arquitetônico, muito utilizado no século passado para embelezar calçadas e edificações. No processo de ‘modernização’ das cidades, o uso desse revestimento foi substituído por pisos cerâmicos, mais baratos e produzidos em larga escala. “Mesmo em áreas tombadas, os ladrilhos são retirados ou cobertos sem o cuidado de preservação dessa identidade. E as cidades vão ficando uniformizadas, todas iguais”, constatou o fotógrafo.

A mostra reúne 26 imagens, com uma contribuição do estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Eduardo Petry. Alguns desses ladrilhos já não existem mais nos lugares em que foram fotografados. Uma das fotos retrata um ladrilho que há cerca de dois meses foi coberto por um piso cerâmico em Imbituba. “É muito comum que durante a reforma de edifícios históricos sejam encontradas camadas de ladrilhos hidráulicos por baixo”, comentou Espíndola.

O estudante recebeu convites para levar a exposição a outras cidades do estado e pretende aproveitar a oportunidade para enriquecer seu acervo de imagens. Outro projeto futuro é a publicação de um catálogo ilustrado sobre os ladrilhos de Santa Catarina.


Os ladrilhos

Os ladrilhos hidráulicos são fabricados artesanalmente, um a um. A massa de cimento colorido é aplicada sobre moldes de ferro, depois a peça é prensada (prensa hidráulica, daí o nome) e colocada para secar. Apresentado em peças de 20cmx20cm, o ladrilho foi um dos primeiros elementos arquitetônicos a ser padronizado. Em meados do século 20, Laguna teve fábricas de ladrilhos hidráulicos, o que contribuiu para a formação do acervo presente em edificações e passeios públicos da cidade e do estado. A experiência na fabricação desses pisos artesanais foi trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus.

Espaço no museu

O Edital de Exposições de Curta Duração do Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura, selecionou seis projetos catarinenses (dois suplentes). Os quatro primeiros foram contemplados com verba de R$ 2 mil cada para montagem da exposição. A temática é relacionada a história, memória e patrimônio cultural.

Serviço

Exposição “Ladrilhos de Santa Catarina”
Onde? Sala Martinho de Haro do MHSC, Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, Florianópolis)
Até quando? 28 de maio
Visitação: das 10 às 16 horas
Entrada gratuita.

TEXTO/AGÊNCIA ALESC
FOTO/VITOR SHIMOMURA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE