Exposição de arte no TCE/SC retrata a natureza da serra catarinense

01 Jun, 2018 15:51:30 - Variedades

Florianópolis (SC)

(Ouça)

(TCE Informa)

Locutor: Quem visita o prédio do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em Florianópolis, tem a oportunidade de contemplar a exposição Mãe Terra, no Espaço Cultural Willy Zumblick localizado no hall de entrada da Instiuição. Detalhes com o repórter Edy Serpa.

REPÓRTER: Inspirada na serra catarinense, a exposição Mãe Terra mostra obras de fotografia e cerâmica do casal Stelio e Marcia Gostisa. Stelio, recebeu diversos prêmios por suas obras nos mais de 40 anos de carreira como fotógrafo. Para esta exposição ele disponibilizou quinze imagens retratando a natureza da região serrana catarinense. Com recursos de edição e variadas formas de impressão em Canvas e Fine Art, as imagens da exposição mostram paisagens com árvores, flores, raízes e folhas originárias da serra. Para Stelio Gostisa, os recursos naturais daquela região são ricas fontes de inspiração para a expressão artística.

(Sonora Stelio Gostisa)

A serra catarinense é um lugar maravilhoso, intacto. Não é por nada que é considerado o pulmão verde do Estado. Tem paisagens belíssimas e não só as paisagens, mas toda uma tradição e uma cultura. Nós estamos muito orgulhosos pela oportunidade que nos está sendo dada e aproveito inclusive para agradecer o carinho e atenção que estamos recebendo de toda a equipe do Tribunal com a possibilidade de podermos expor nossos trabalhos.

REPÓRTER: No mesmo espaço das fotografias de Stelio, estão os 16 trabalhos da ceramista Marcia Besouchet Gostisa. São obras de escultura e modelagem em argila, também inspiradas na serra de Santa Catarina e em elementos do planeta terra, como a peça Âmago, que representa um vulcão. A maioria dos trabalhos reproduz formas da natureza e do meio ambiente, principalmente do município de Rancho Queimado. Dedicada a atividade cerâmica há mais de 5 anos, Marcia Gostisa explica a técnica utilizada nos trabalhos da Exposição Mãe Terra. (Sonora Marcia Besouchet Gostisa)

Utilizo diferentes técnicas, diferentes materiais fazendo parte da peça. Como técnica eu uso especialmente o Raku, que é uma segunda queima da peça, em que ela é exposta a fumaça e isso traz um aspecto muito característico. Mas todas as peças representam alguma forma da natureza. A serra catarinense é divina. Não tem como não se inspirar, quando a gente tem a oportunidade de observar essa natureza maravilhosa.

REPÓRTER: A Exposição Mãe Terra de fotografia e cerâmica permanece no Tribunal de Contas até dia 1º de junho e está aberta ao público das 9 da manhã até as 19 horas. Criado em 2014, o Espaço Cultural Willy Zumblick contribui para a disseminação da arte, da cultura, da literatura e de outras manifestações artísticas. Para o Coronel Ademar Casanova, da Assessoria Militar do TCE/SC, a cessão de espaços para eventos no Tribunal contribui para a divulgação da arte e da cultura catarinense.

(Sonora Coronel Ademar Casanova)

A importância disso para o Tribunal está justamente na possibilidade de nós contribuirmos com a promoção, com a divulgação da arte e da cultura catarinense. Nós temos um espaço cultural e nós temos mais dois auditórios. O objetivo do Tribunal é expor, é destinar a cessão de uso desses espaços, sempre de forma gratuita para que as pessoas, entidades, enfim as associações possam fazer uso desses espaços. É um momento bem interessante, relacionando o Tribunal com a comunidade de uma maneira geral.

REPÓRTER: Para o TCE Informa, Edy Serpa.

LOCUTOR: Para utilizar o Espaço Cultural Willy Zumblick ou os auditórios do Tribunal de Contas, basta enviar um ofício para a presidência do TCE/SC no endereço amilitar@tce.sc.gov.br.

VINHETA TCE INFORMOU

(TCE Informou)

(Tempo: 4’04”)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal