• Exposição apresenta trabalhos realizados por alunos do curso de Odontologia em Caps

Exposição apresenta trabalhos realizados por alunos do curso de Odontologia em Caps

30 Nov, 2018 16:58:27 - Geral

Criciúma (SC)

“Antes de sermos dentistas, temos que ser pessoas. Isso nos ensina a ‘ser humano’”. Assim afirma a acadêmica da 5ª fase do curso de Odontologia da Unesc, Ana Carolina Conti. Ela e mais a 29 estudantes estiveram participando ao longo do semestre de uma atividade diferente. Eles tiveram contato direto com os usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III e o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), da Prefeitura de Criciúma. Para encerrar o projeto, alunos, professores e os participantes do Centro estiveram reunidos no Hall do Bloco S para a exposição Saída Terapêutica – Pacientes do Serviço CAPS Criciúma – Mostra fotográfica e apresentação.

A proposta do projeto era que os acadêmicos fossem até os Centros e desenvolvessem atividades com os usuários, afim de aumentar a visão do aluno quanto ao paciente e ao mesmo tempo que pudessem colaborar levando informações da área. “Nós geralmente focamos muito no tratamento e uma boca não é só uma boca, é uma pessoa. Tem uma história ali por trás daquele paciente”, explica a professora Karina Marcon.

Entre as atividades propostas estavam exercícios motores, jogos da memória, atividades sensoriais, oficinas de músicas, higienização, cuidado bocal entre outras atividades. “Eu venho da atenção da rede de saúde e o que eu propus foi que os alunos também pudessem entender como funciona e como é gratificante trabalhar em conjunto em prol de um lado mais humano”, acrescenta a professora.

Primeiro conhecer, depois tratar

Um dos diferenciais elencados pelos acadêmicos, está a possibilidade de “sair” do mundo da odontologia e conhecer um pouco sobre o paciente. “Na clínica se tem muito essa relação de paciente e o dentista, mas nessa atividade foi a relação de pessoa com pessoa. Primeiro nós temos que conhecer, para depois tratar”, comenta a Ana Carolina. “Isso toca a alma, pois nós conversamos com eles, entendemos eles e no final nós também passamos informações sobre a nossa área, sobre a saúde bocal”, acrescenta.

Segundo a professora, apesar de a atividade já ter encerrado nesta edição, os acadêmicos procuraram formas de continuar a ação. “Antes de ir as pessoas tem um pré-conceito, mas depois de conhecer o local, de conhecer os pacientes e trabalhar junto com eles, não querem mais parar, querem continuar o projeto”, ressalta Karina.

O professor de música do Centro, Ivonei Pereira Velho, é o idealizador do projeto Velho Samba, realizado pelo Caps II e que era ministrado no mesmo dia em que os acadêmicos visitavam o Centro. “É difícil falarmos de nós mesmos, e eles abriram o coração para os acadêmicos o que foi muito bom”, comenta.

Exposição

A exposição foi o fechamento da atividade. No encontro, que reuniu acadêmicos, professores, visitantes e usuários do Caps, o grupo Velho Samba realizou apresentações musicais, contando inclusive com a apresentação da paródia feita pelos alunos sobre higiene bucal. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE