Exportações de carnes já registram forte queda após operação

23 Mar, 2017 13:59:50 - Economia

Brasília (DF)

Operação Carne Fraca já afetou as exportações de carne. Números do Ministério do Desenvolvimento mostram que as vendas externas do setor somaram apenas 74 mil dólares nesta terça-feira.

Até sexta-feira, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, a média diária de exportações de carne em março era de 63 milhões.

Com a queda abrupta, segundo o ministério, a média diária de março já passou para 60 milhões de dólares. O Brasil exportou o equivalente a 14 bilhões de dólares em carnes em 2016.

Os maiores importadores de carne do Brasil, como Hong Kong, China e Japão, anunciaram restrições à entrada de nossos produtos.

Nesta quarta-feira, a África do Sul engrossou a lista de países que estão barrando a compra de carne brasileira. Também fazem parte da lista o Chile, União Europeia, Suíça, México e Jamaica. A Coreia do Sul havia suspendido a compra de frangos da BRF, mas voltou atrás.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse na segunda-feira (20) que será ‘um desastre’ se os países importadores restringirem a entrada da carne brasileira. “Eu torço, rezo, penso, trabalho para isso não acontecer”, afirmou.

Segundo ele, o governo brasileiro precisa se apressar para dar explicações aos países que importam carne do Brasil. A preocupação é com o bloqueio desses mercados ao produto brasileiro.

“Temos que correr para atuar no mercado externo. Não podemos permitir o fechamento [do mercado]. Uma vez que aconteça o fechamento, serão muitos anos de trabalho para reabrir novamente. Nossa preocupação é não deixar sem resposta nenhum pedido de informação desses países”, afirmou ele.

Para que os embargos fiquem restritos às 21 empresas investigadas, o Brasil barrou a exportação dessas companhias.  Das 21 empresas, apenas quatro exportam para a União Europeia. Dos 58 exportadores para a China, apenas um é investigado.

VEJA.COM

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE