• Experiências compartilhadas atraem visitantes e sessões debatem temas relevantes

Experiências compartilhadas atraem visitantes e sessões debatem temas relevantes

21 Mar, 2018 14:39:03 - Geral

Urussanga (SC)

A similaridade com as ações desenvolvidas por meio de projeto atraiu até um visitante da Tunísia ao estande do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, localizado no espaço Vila Cidadã dentro do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, nesta terça-feira, dia 20. Encantado com o banner exposto, traduzido em inglês, apresentando os cincos eixos da estratégia do Comitê, Amor Bayouli, especialista em consultoria na área de água e saneamento, afirmou que a metodologia aplicada detalhada na experiência exposta mostra passos importantes para uma boa gestão.  

“Este primeiro passo, que é a comunicação, é muito importante para aproximar as pessoas. Desta forma, elas podem começar a conhecer, entender e participar da gestão. Um planejamento com uma boa comunicação amplia a condição para estabelecer relações até para o plano de recursos hídricos. Muito bom o trabalho de vocês”, salientou o profissional da Tunísia.

Ao longo do dia, o estande do Comitê da Bacia do Rio Urussanga recebeu centenas de visitantes. Entre as autoridades que prestigiaram o espaço está o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Lupercio Ziroldo Antonio, além do diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Bruno Beilfuss, juntamente com o gerente de Outorga e Controle dos Recursos Hídricos do Estado, Renato Bez Fontana. Também visitaram o espaço especialistas, pesquisadores, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o país e professores, entre eles o Doutor em Geografia e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Claudio Di Mauro.


SESSÕES E DEBATES

O grupo que representa o Comitê da Bacia do Rio Urussanga também participou de sessões temáticas e discussões relevantes. Na Vila Cidadã, a Doutora em Geografia, Rose Maria Adami acompanhou a roda de conversa “Água: de quem é a gestão?”, enquanto Cenilda Maria Mazzucco participou do “Diálogo sobre a Política das Águas”, conduzido pela Agência Nacional das Águas (ANA) e pelo Banco Mundial.

“A gestão é de responsabilidade de todos. A água é de uso comum, mas possui valores e essa multiplicidade representa a democracia. Neste contexto, a gestão de recursos hídricos está relacionada à educação ambiental”, comenta Rose. “A abordagem fez uma análise dos avanços, das lacunas e dificuldades da Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil, e apresentou recomendações para o fortalecimento do Sistema a fim de possibilitar a gestão descentralizada e participativa da água. A importância de participar deste evento para o Comitê Urussanga está na oportunidade de compartilhar e conhecer experiências em gestão de recursos hídricos no mundo”, relata Cenilda.

A presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, diretora do Samae de Cocal do Sul, acompanhou as sessões temáticas “Educação e capacitação em água não é gasto, é investimento”, coordenada por representantes de países como Líbano, Polônia, França e Brasil, e “Reconhecendo o direito humano ao saneamento”. Já a vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Scarpato participou de discussões envolvendo políticas para a segurança hídrica.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE