Excelentes resultados: Polícia Militar divulga balanço do ano de 2016

24 Jan, 2017 15:47:51 - Segurança

Araranguá (SC)

Em 2016, nos 15 municípios da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), a Polícia Militar efetuou 1.615 prisões, apreendeu 55 armas, recolheu uma grande quantidade de drogas e recuperou 131 veículos objetos de crime.

Número de prisões foi bem maior que o de 2015, que havia sido 1.274. Quase quatrocentos a mais.

Durante todo o ano de 2016, os policiais integrantes do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) trabalharam firme no combate à criminalidade na região da AMESC, que abrange os 15 municípios do extremo sul catarinense, de Maracajá a Passo de Torres. O Batalhão, sediado em Araranguá, possui três Companhias, uma localizada na própria cidade de Araranguá e duas destacadas nas cidades de Sombrio e Turvo.

No último ano, a população da região pôde sentir um aumento considerável de operações policiais nessas cidades, trabalho que trouxe excelentes resultados.

Uma breve análise do ano passado é suficiente para constatarmos o sucesso desse trabalho.

Na área da 1ª Companhia, que abrange as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá, 1.046 prisões foram realizadas.

Além disso, 21 armas foram apreendidas, sendo: seis revólveres calibre .38, seis revólveres calibre .32, um revólver calibre .22, três pistolas calibre 380mm, uma pistola calibre 9mm, três espingardas e uma garrucha.

Com relação às drogas, foram apreendidos um quilo e duzentos e cinqüenta e nove gramas de maconha, 316 pedras de crack, 120 gramas de cocaína, 112 comprimidos de ecstasy e 10 pontos de LSD.

Outro dado importante é a recuperação de veículos furtados e roubados. Nessa região, os militares recuperaram 70 veículos.

Na área da 2ª Companhia, que abrange as cidades de Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Praia Grande e Passo de Torres, foram realizadas455 prisões.

Nessa área, 22 armas foram apreendidas, sendo oito revólveres calibre .38, um revólver calibre .32, um revólver calibre .22, uma pistola calibre 6,35mm, oito espingardas, uma metralhadora calibre 9mm, um fuzil calibre 7,62mm e uma garrucha.

Em relação às drogas, foram apreendidos dois quilos e trezentos e quarenta e seisgramas de maconha, setecentos e seis pedras de crack, cento e noventa e cinco gramas de cocaína, 32 comprimidos de ecstasy e 39 pontos de LSD.

Além disso, os policiais militares recuperaram 47 veículos furtados ou roubados.

Na área da 3ª Companhia, que abrange as cidades de Turvo, Meleiro, Morro Grande, Jacinto Machado, Ermo e Timbé do Sul, foram 114 prisões realizadas.

Nessa região, 12 armas foram retiradas de circulação, sendo quatro revólverescalibre .38, um revólver calibre .22, uma pistola calibre 380mm, cinco espingardas e um rifle calibre .22.

Em relação às drogas, foi apreendido cento e trinta e sete gramas de maconha, 260 pedras de crack e quatorze gramas de cocaína.

Nesses municípios 14 veículos furtados foram recuperados pelos militares.

Sobre o trabalho realizado e os resultados de 2016, o comandante da 1ª Companhia e chefe da seção de comunicação social do 19º BPM,1º tenente Diego Schwartz,destaca:“sempre falo que competência não se demonstra com palavras e discursos. Competência se demonstra com resultados. Os números apresentados pela Polícia Militar são o resultado de um trabalho amplo na organização, planejamento, emprego e administração do policiamento, por parte do comando do 19º BPM e das suas companhias, bem como da dedicação e força de vontade dos policiais militares que atuam no serviço operacional combatendo o crime. Mesmo com o reduzido número de policiais militares em nossa região, conseguimos aumentar a quantidade de prisões. Esperamos que a população continue nos apoiando, pois trabalhamos para servir e proteger nossos cidadãos.”

Por sua vez, o responsável pelo comando do 19º Batalhão de Polícia Militar, major Maike Adriano Valgas, ressalta que: “O excelente trabalho realizado em 2016 demonstra que agindo de maneira pró-ativa pode-se alcançar bons resultados, superando as carências de efetivo e logística.”

Além de atuar na esfera da repressão e fiscalização, onde tem desenvolvido uma série de trabalhos e operações no combate à criminalidade, a Polícia Militar também atua na prevenção, e realiza as rondas escolares, bancárias e comerciais, que tem aumentado admiravelmente a segurança das pessoas que estudam, trabalham ou frequentam esses estabelecimentos.

Também desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), direcionado às crianças e aos adolescentes com o objetivo de afastá-los das drogas e da violência.

Todo esse trabalho é voltado para deixar a população dos 15 municípios do extremo sul catarinense cada vez mais segura.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/POLICIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE