• Exames de mamografia e preventivo de colo de útero têm demanda livre no SUS

Exames de mamografia e preventivo de colo de útero têm demanda livre no SUS

09 Out, 2018 15:30:12 - Saúde

Florianópolis (SC)

Mamografia, preventivo e histeroscopia. Exames essenciais para a saúde feminina e para a detecção precoce do câncer de mama. O que muita gente não sabe é que a demanda para realizar os exames no Sistema Único de Saúde (SUS) é livre. Ou seja, não há cotas e limite para serem realizados. “Se há 100 pessoas procurando, estaremos disponíveis para ofertar esses 100, depende da procura do paciente. Basta procurar a unidade básica de saúde e agendar o exame”, pontua a secretária de Saúde, Franciele Oliveira. Segundo ela, no ano de 2017 foram realizados 15.655 mamografias e 21.555 preventivos. Já no primeiro semestre deste ano: 7.257 mamografias e 9.471 preventivos

Apesar de não ter cotas, a livre demanda desses exames possuem regras. “Só quem pode solicitar esse exame são médicos e enfermeiros. Médicos podem pedir para mulheres de qualquer idade e enfermeiros podem pedir mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, considerada a faixa etária com maior incidência de câncer de mama. Dentro dessa faixa não é necessário agendar consulta”, explica Franciele. 

Conforme a mastologista Luiza Ramos, é importante ressaltar que a livre demanda de mamografias é realizada não apenas no Outubro Rosa, mas durante todo o ano. “Justamente por conta da importância desses exames. A mamografia reduz em 30% a mortalidade por câncer de mama devido diagnóstico precoce. Já o preventivo visa detectar câncer de colo através de lesões precursoras do câncer. Fora da faixa etária, apenas com o médico por meio de consulta”, completa. 

A livre demanda desses exames, especialmente de mamografia, faz parte dos indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde, conforme a mastologista Beatriz Althoff. “É um avanço, que diz respeito a possibilitar acesso às mulheres nessa faixa etária que tem mais probabilidade de contrair a doença. Antigamente era mais dificultoso. Quando o enfermeiro está habilitado a solicitar esse exame ele já faz tudo que precisa ser feito. Coleta o preventivo e já pede o exame. É facilidade no acesso.”, destaca ela.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança