• Ex-vereador é reconhecido pela sua atuação como parlamentar na década de 60

Ex-vereador é reconhecido pela sua atuação como parlamentar na década de 60

06 Nov, 2018 14:39:01 - Política

Criciúma (SC)

O ex-vereador, Apolinário Tiscoski, foi homenageado por meio de Moção de Aplauso na Sessão Ordinária desta segunda-feira (5/11), em homenagem proposta pelo vereador e presidente da Casa, Julio Colombo (PSB), por ter sido um exemplo de homem público.

“estamos fazendo com que essas pessoas sejam reconhecidas em vida. Pessoas que deixaram um grande legado para o município”, disse o autor da homenagem.

Apolinário foi eleito vereador em Criciúma em 1963 é o ex-vereador mais idoso do Município. Hoje, é um dos mais atuantes colaboradores da Catedral São José, onde atuou como paroquiano e ministro da comunhão.

O ex-parlamentar foi o primeiro Funcionário Público Federal e foi Gerente Regional dos Correios por 20 anos, construindo as sedes próprias de Criciúma, Araranguá, Turvo, Meleiro e Jaguaruna. Primeiro Intendente do Distrito de Forquilhinha, seus cinco anos de gestão foram fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da cidade vizinha, onde também foi comerciante por dez anos.

Foi Apolinário também quem criou a Praça dos Imigrantes Alemães e urbanizou a Avenida 25 de Julho, data marco da colonização alemã no Brasil. “Só tenho a agradecer que hoje pude chegar até aqui, trazido meus filhos, que estão em boa parte aqui comigo, onde em 1962 fui chamado, para junto com meu presidente Antonio Guglielmi Sobrinho, para fazer da Câmara. Foram os primeiros traços para traçar a minha cidade. Estou aqui há 50 anos, e vendo esta cidade crescer com toda força. Que prazer ver uma Criciúma tão grande e tão bonita”, comentou o homenageado.

Ex-vereador e prefeito recebe Moção de Aplauso

Os vereadores também homenagearam na Sessão desta segunda-feira (5/11) o ex-vereador e ex-prefeito, Nelson Alexandrino. Na Moção de Aplauso proposta pelo vereador e presidente da Casa, Julio Colombo (PSB), o ex-parlamentar foi lembrado como exemplo de homem público.

Nelson chegou a Criciúma ainda garoto. Começou a participar da vida política da cidade pelo PSD – Partido Social Democrático, pelo qual em 1958 foi eleito vereador e, em 1962, reeleito. Foi Presidente da Câmara Municipal entre 1959 e 1960.

Após a passagem pela Câmara, foi eleito Prefeito de Criciúma para administrar a cidade entre 1970 e 1973, sua gestão foi uma das mais marcantes da história do Município já que instituiu os símbolos oficiais do Município: a bandeira, o hino e o brasão de armas. Fundou a Associação dos Municípios do Sul do Estado de Santa Catarina, que originou a AMREC e AMESC.

Nelson foi responsável ainda por levar a cidade à BR-101 via Bairros São Luiz/Quarta Linha. Realizou o primeiro levantamento fotogramétrico da cidade, inédita avaliação dos imóveis localizados no Município e elaborou o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da cidade, que planejou Criciúma para o futuro e o projeto da avenida axial, hoje Avenida Centenário.

“É uma emoção muito grande vir a Criciúma para receber homenagem dos meus pares, é algo que não tem preço. Eu tive duas gestões como vereador. Vocês, por favor, não esmoreçam, continuem na luta por tudo o que puder fazer. Se aceitamos uma missão, tem que ser cumprida e vocês estão aqui porque almejaram isso”, recordou de ações desenvolvidas à época e conquistas.

Vereador fala da importância do Novembro Azul

Em seu retorno ao Legislativo, o vereador Allison José Pires (PSDB), trouxe para a sessão desta segunda-feira (05/11) o alerta aos homens quanto ao Novembro Azul, mês de conscientização do câncer de próstata.

O parlamentar, que tem como atuação a área da medicina, expôs que em seu consultório, de cada dez consultas, somente uma é para a prevenção. “O mês é de conscientização. O câncer de próstata é o mais letal na população masculina. Quero aproveitar aqui para fazer um chamado aos homens para que não deixem de cuidar da sua saúde”, disse.

Preço dos serviços de água e esgoto é questionado por vereador

O vereador Júlio César Kaminski (PSDB) utilizou seu tempo do Horário Político na sessão desta segunda-feira (05/11) para questionar o preço dos serviços de água e esgoto do município.

“Não vou me cansar de falar sobre o preço absurdo. Estamos preocupados com o bolso do contribuinte, pois o preço da água está em R$ 44,00, e da tarifa do esgoto, o dobro. Também é de indignar a falta de prestação de serviços da agência reguladora”, completou o parlamentar.

Acesso rápido para ambulâncias é debatido por vereador

O vereador Zairo Casagrande (PSD) relatou na sessão desta segunda-feira (5/11) quanto ao trânsito do Hospital São José. Segundo o parlamentar, é preciso repensar o acesso rápido das ambulâncias que vem sentido Rodovia Júlio Gaidzinski ao Centro de Criciúma.

“Quem vem, por exemplo, de Cocal do Sul e Urussanga, antes de entrar na urgência, precisa passar por sinaleiras em torno do hospital. Quem precisa de atendimento urgente, pode ficar até 15 minutos sem assistência por conta do trânsito. Trago essa informação para que algo seja feito rapidamente”, exclamou o vereador.

Implantação do aeromédico volta à pauta na Câmara de Vereadores

A implantação do aeromédico na região voltou à pauta na sessão desta segunda-feira (5/11), na Câmara de Vereadores. O vereador Tita Belloli (MDB) questionou a falta de informações sobre o serviço.

“Venho lembrá-los que foi um compromisso e não vamos desistir enquanto não for implantado na nossa cidade. O atendimento aéreo irá prestar serviços de Passos de Torres a Imbituba e é de extrema importância para a região. Está na hora de fazermos uma cobrança mais efetiva em relação a isso”.

Vereador solicita inclusão do Bairro da Juventude no programa Proerd

Na Sessão desta segunda-feira (05/11), o vereador Zairo Casagrande (PSD) apresentou requerimento ao 9º Batalhão da Polícia Militar verificando a possibilidade da inclusão do Bairro da Juventude nas atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O vereador sugeriu que seja criado um programa “Passeio no Pátio” no Bairro da Juventude, com o objetivo de integrar a figura do Policial Militar com os alunos daquela instituição. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Vereador solicita informações sobre o Fundeb

O vereador pastor Jair Alexandre (PSC) apresentou requerimento ao Executivo na Sessão desta segunda-feira (05/11) questionando o valor repassado pelo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, por aluno, nos CEIM, ensino fundamental e séries iniciais, em Criciúma, qual é a diferença paga pelo Município por aluno e ainda qual a quantidade de alunos matriculados na Afasc. A proposição foi aprovada por unanimidade. O requerimento também será enviado para a Afasc. 

Aprovado Projeto que institui o Sistema Único de Assistência Social 

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na Sessão desta segunda-feira (5/11), o Projeto de Lei nº 106/2018 que institui no Município, o Sistema Único de Assistência Social. Conforme o projeto, o SUAS visa garantir a redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

A matéria prevê ainda o amparo às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

Conforme o Executivo, o SUAS, pauta-se no Pacto Federativo, com competências e responsabilidades compartilhadas pelos três níveis governamentais e materializa os princípios, diretrizes e os eixos estruturantes da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, estabelecendo um novo modelo de gestão, com enfoque na proteção social, organizado por níveis de complexidade: Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança