• Ex-ministro palestra no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unesc

Ex-ministro palestra no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unesc

17 Jun, 2020 10:28:05 - Educação

Criciúma (SC)

O ex-ministro José Gomes Temporão compartilhou sua experiência na gestão em saúde no 1º Ciclo de Palestras Online PPGSCol/Unesc realizado na noite desta terça-feira (16/6). Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, o evento realizado de forma virtual tratou sobre a temática “Pandemia, Governo e Sociedade: a importância do SUS fortalecido” em transmissão ao vivo pelo canal do Programa no YouTube.

Em uma explanação de alto nível, Temporão compartilhou sua visão sobre a necessidade do direcionamento firme em nível federal, estadual e municipal, com foco no enfrentamento à situação de forma certeira e conjunta. “Hoje não erraria em afirmar que o Brasil está enfrentando a pandemia sem Ministério de Saúde e ministro. É curioso. Construímos, diante dessa situação, uma governança paralela constituída por governadores, prefeitos, especialistas, sanitaristas e profissionais da saúde que estão enfrentando por sua conta em risco, em uma grande solidão”, afirmou.

A opinião do ex-ministro que possui graduação em medicina, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Saúde Coletiva, além da experiência no enfrentamento a outras situações adversas como líder do Ministério, é de que entre os requisitos básicos para o sucesso no enfrentamento está a colaboração dos melhores profissionais das mais diferentes áreas. “É necessário estar cercado das melhores pessoas em todas as áreas do conhecimento para ser informado, esclarecido. Precisa disso para que elas tragam evidências para construir as políticas de enfrentamento. Isso é fundamental”, destacou.

A mediação da conversa com Temporão ficou por conta da professora do PPGSCol Fabiane Ferraz, acompanhadas dos egressos do Programa, Rafael Amaral e Cláudio Alex Sipriano, que representaram a integração entre ensino e serviço.

Para Fabiane, entre os destaques das falas do ex-ministro esteve o espaço para a importância da compreensão de movimento intersetorial no espaço de gestão. “Ele nos trouxe uma reflexão quanto ao fato de que, enquanto o país não se organizar como sociedade, provavelmente não será possível evoluir muito dentro dessa situação em que nos encontramos. O compartilhamento de suas vivências foi muito rico para as discussões e respostas das perguntas que surgiram”, avaliou.

Defesa da “saúde universal”

A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, também participou da transmissão e fez questão de agradecer a presença do ex-ministro no evento mediado pela tecnologia. “É sempre um prazer ouvi-lo e recebe-lo na nossa Instituição, mesmo que dessa vez de forma virtual. Essa fala anima o nosso coração, nos dá esperança. Não posso deixar de lembrá-lo de que aqui o senhor tem amigos, parceiros de caminhada, que acreditam nos mesmos princípios de saúde universal”, apontou Luciane.

Como avaliação da oportunidade, José destacou a relevância de participações em eventos acadêmicos como o promovido pela Unesc para o seu próprio crescimento. “Agradeço muito por esse convite que aceitei de imediato. Eu me alimento também desse trabalho porque, de fato, é muito importante para mim. Esses momentos servem para que possa repensar as minhas certezas, rever conceitos, saber que estou dialogando com alunos, professores, pesquisadores e tentando contribuir de alguma forma”, completou.

O vídeo com a palestra completa do ex-ministro Temporão está disponível no canal do PPGSCol no YouTube. (CLIQUE AQUI pra assistir).

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal