• Ex-ministro do Turismo projeta cenário econômico para pequenos negócios

    Também ex-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto palestrou em Criciúma, nessa quinta-feira, dia 3

Ex-ministro do Turismo projeta cenário econômico para pequenos negócios

04 Mai, 2018 13:40:17 - Economia

Criciúma (SC)

O ex-presidente do Sebrae Nacional e ex-Ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi o palestrante da noite dessa quinta-feira, dia 3, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Na ocasião, ele falou sobre Oportunidades e Alternativas para pequenos negócios de todos os segmentos, além de apresentar dados da atual conjuntura econômica nacional, estadual e regional. O evento foi realizado pelo Sebrae/SC, o qual está promovendo um ciclo de palestras no estado sobre turismo inteligente e o cenário econômico para pequenos negócios.

“O pior já passou, estamos em fase de recuperação”, afirmou Barretto sobre a crise econômica nacional. “No momento, ainda temos 13,7 milhões de desempregados no Brasil, mas devemos terminar 2018 com um saldo de empregos melhor do que nos últimos anos. Mesmo assim, nada comparado com o que tínhamos em 2012, por exemplo”, estimou.

Segundo ele, o que segura a economia brasileira, garante a recuperação econômica e mantém a movimentação na geração de novos postos de trabalho são as micro e pequenas empresas. “Elas também sofreram com a recessão, mas continuam garantindo essa movimentação. Grandes empresas quebraram, houve muitas demissões, com isso foi necessário usar a criatividade e empreender”, salientou o ex-presidente do Sebrae Nacional.

Ainda sobre pequenos negócios, Barretto ressaltou que, no momento, quem mais empreende no país são mulheres (52%), pessoas com o nível de escolaridade mais elevado (54% tem, pelo menos, o Ensino Médio completo) e há um grande número de jovens (50% têm até 35 anos). “É um novo perfil de empreendedor, bem diferente de 10, 20 anos atrás”, concluiu.

O coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, lembrou que uma das missões da entidade é oferecer informação e formação de qualidade para micros e pequenos empreendedores. “Por isso a vinda do ex-Ministro Barretto se fez tão importante. Ele é um profundo conhecedor das economias nacional e mundial, apresentou números precisos sobre a situação econômica do país e até da região. Nosso objetivo é que o conhecimento adquirido nessa noite sirva para fortalecer pequenos negócios”, afirmou Gelosa.

Santa Catarina e Criciúma

De acordo com o ex-Ministro do Turismo, Santa Catarina sofreu menos com a recessão econômica do que vários outros estados e é o que caminha mais rápido na direção da recuperação. “Santa Catarina tem o sexto maior PIB – Produto Interno Bruto – do Brasil. É um estado forte na indústria, agricultura e turismo, além de ter polos exportador e tecnológico. Grandes empresas saíram daqui, muitas delas atingiram status nacional e internacional, então ainda há muito para crescer”, pontuou.

Já sobre Criciúma, ele destacou a força dos pequenos empreendedores. Conforme Barretto, hoje, são mais de quatro mil pequenos negócios na cidade. “Eles estão inseridos nos mais variados setores, mas existe muita força no varejo de roupas, confecções e em serviços, como beleza e estética, restaurantes e bares”, finalizou o palestrante.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal