• Eventos de verão e incentivo para empresas estão em pauta

Eventos de verão e incentivo para empresas estão em pauta

07 Nov, 2016 13:26:54 - Política

Araranguá (SC)

Nessa semana, a Câmara de Vereadores de Araranguá vai realizar duas sessões: na segunda-feira, dia 7, e na quarta-feira, dia 9. Na primeira dessas reuniões legislativas, proposituras relacionadas a temas como educação, cidadania, segurança pública e turismo monopolizam as atenções.

Escola Aberta - Entre as propostas que serão apresentadas merecem destaque o projeto de lei, de autoria do vereador Alexandre Rezende Pereira (PPS), que dispõe sobre o Programa "Escola Aberta" nas escolas públicas do município de Araranguá.

A intenção, conforme o legislador, é repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos das escolas públicas de educação básica e suas comunidades aos finais de semana.

Fogos sonoros - Outro assunto que será apresentado é o projeto de lei determinando que seja proibido no município de Araranguá o uso, manejo, queima ou soltura fogos de artifício que provocam ruídos sonoros. O autor dessa proposta é o vereador Kila Ghellere (PSB). 

Ele destaca que “os artefatos pirotécnicos causam ruídos, provocando pânico, desorientação e até a morte dos animais, devido a eles possuírem uma sensibilidade auditiva muito superior a humana. O vereador adverte ainda que, bebês, enfermos e pessoas idosas também podem ser prejudicados pelo barulho emitido da soltura de fogos de artificio sonoros. 

Depois de apresentadas, as propostas são enviadas para análise das comissões internas e da assessoria técnica legislativa. Se a análise for positiva, ocorre a inclusão do tema na pauta das sessões subsequentes e posterior votação em plenário.

Veja algumas indicações que estarão em debate e votação na reunião legislativa dessa segunda-feira:

Creches e escolas - Vereador Luiz Djalma Marcelino, Luiz do Bailão (PDT) solicita que a Prefeitura Municipal de Araranguá avalie a possibilidade de disponibilizar vigias noturnos e providencie a instalação de câmeras de segurança com serviço de monitoramento 24h nas creches e escolas da Rede Pública Municipal de Ensino

Empresas/indústrias - Indicação do vereador Kila Ghellere (PSB) solicita ao Poder Executivo Municipal que adote medidas no sentido de instituir o Programa de Incentivo à Permanência e Instalação de empresas e Indústrias em Araranguá. Segundo o legislador, Araranguá não tem uma política clara nesse sentido. A cidade recentemente tem perdido empresas para outros polos. “Temos o exemplo de Içara e Imbituba, municípios do sul de Santa Catarina que, mesmo com a crise, têm políticas de incentivo voltadas para as empresas”, afirmou.

Ano letivo - Indicação do presidente da Câmara de Vereadores, Rony da Silva (DEM), solicita que a Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Educação, divulgue com ênfase o cronograma contendo datas sobre o encerramento do ano letivo, exames finais, reunião dos conselhos de classe, rematrículas, matrículas e solenidade de formatura das unidades. Hoje a Rede Pública Municipal de Ensino atende, ao todo, 5.197 estudantes. 

Calendário de eventos - Vereador Ronaldo Soares, Ronaldinho (PMDB) indica que o Executivo Municipal, por meio das Subsecretarias de Turismo, Cultura e Esporte, providencie a elaboração e posterior divulgação do calendário de atividades previstas para a temporada de verão 2016/2017.

O autor da proposta observou que, Araranguá, durante a temporada mais quente do ano recebe milhares de veranistas e visitantes. “Esse público aprecia as belezas naturais e também eventos tradicionais, como os campeonatos de futebol de areia, vôlei, futebol, suíço, além do Natal Verão e Réveillon. Muitas pessoas já estão agendando-se para divertir-se e descansar no verão. Sem dúvida, o município que dispor de melhores atrações vai despertar mais a atenção, atraindo maior número de visitantes e, em consequência disso, incrementando a economia local”, raciocinou.

Turismo - O vereador Luiz Braz Paulino, Lulu (PPS) solicita que a Prefeitura de Araranguá providencie a implantação e manutenção das placas de informações turísticas em pontos estratégicos de acesso.

Na opinião do vereador, a implantação e ampliação da sinalização turística tem por objetivo melhorar a mobilidade e o deslocamento de pessoas, além de garantir a eficiência da informação auxiliando-as a atingir os destinos pretendidos.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal