Evento em Chapecó reúne jovens empreendedores

15 Ago, 2016 15:01:07 - Santa Catarina

Chapecó (SC)

Mais de mil pessoas são esperadas em Chapecó nesta quarta-feira, 17, no Encontro dos Jovens Empreendedores do Meio Rural e Marinho Catarinense, que reunirá os formados nos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos desde 2013 pelo Programa SC Rural. O evento, que começa às 9h no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, contará com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Até o momento foram realizados 26 cursos em 13 Centros de Treinamentos da Epagri, alcançando jovens das 27 regiões do Estado. Os cursos variam de oito a 10 semanas e são ministrados em esquema de alternância, que preconiza etapas que mesclam teoria e prática. Os jovens elegem uma temática de acordo com seu interesse, para despertar o seu potencial empreendedor.

O curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo é organizado pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em todos os Centros de Treinamento do Estado. Até o final deste ano, a expectativa é de que aproximadamente 1.500 jovens sejam capacitados.

A formação de jovens agricultores é uma ação do Programa SC Rural e estimula a liderança, desenvolve iniciativas, oportuniza a inserção do jovem no mundo digital e nas redes sociais, além de consolidar a consciência ambiental nos processos produtivos, no lazer e na cultura local. Durante os cursos, os participantes conhecem novas tecnologias e desenvolvem iniciativas que agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

Após a formação, os jovens elaboram projetos de investimentos individuais ou comunitários e as melhores propostas são selecionadas e recebem apoio financeiro do SC Rural, com contrapartida do agricultor, para serem executadas. Os projetos abrangem diferentes temáticas, como bovinocultura de leite, bananicultura, agroindústria, olericultura e turismo rural, entre outros.

Parceria entre Banco Mundial e Governo do Estado

O Encontro dos Jovens Empreendedores do Meio Rural e Marinho Catarinense é o primeiro de uma série de eventos que marca a parceria entre Banco Mundial e Governo do Estado em prol do desenvolvimento do meio rural catarinense. Na quinta-feira, 18, haverá em Florianópolis o Lançamento do Relatório de Diagnóstico Sistemático de País – Brasil. Com a participação do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, o evento debaterá as estratégias de engajamento da instituição no país para os próximos quatro anos. O relatório apresentado aborda ainda as principais conquistas alcançadas, bem como os principais desafios para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento.

E na sexta-feira, 19, Criciúma será sede do Encontro Catarinense de Empreendedores do SC Rural. Os participantes representam famílias e associações que foram contempladas com recursos do Programa coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE