• Evento “O Outro Lado da África” traz debates sobre cultura

    Evento inicia nesta quinta na Unesc com mesa-redonda e apresentações

Evento “O Outro Lado da África” traz debates sobre cultura

23 Mai, 2018 16:06:01 - Educação

Criciúma (SC)

Imigrantes de diversos países do continente africano que vivem no Brasil, especialmente no Sul do Estado, e a comunidade regional, se encontram a partir desta quinta-feira (24/5) na Unesc para o evento “O Outro Lado da África”. Com atividades culturais e debates, a iniciativa, aberta ao público, traz nomes como o professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Christian Muleka Mwewa, e a escritora e blogueira Ruth Catala.

O evento marca as comemorações na região do Dia da África (25/5) e segundo a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias da Unesc) Janaína Damásio Vitório, para os imigrantes, o Dia da África representa libertação e é comemorado em diversos países do continente.

As atividades são organizadas pelo Neab e pela Assac (Associação dos Alunos Angolanos de Criciúma), e querem envolver a comunidade e fazer uma troca intercultural, e fazer um diálogo com imigrantes que vieram para a região não apenas para estudar na Unesc, mas para trabalhar. “O que a gente não conhece, cria uma opinião com base no senso comum. Esse evento busca despertar um novo olhar sobre o imigrante. Eles vêm em busca de algo, mas porque não podemos ganhar com essa troca cultural?”, comenta.

O evento começa com uma atividade cultural de poesia e canto na quinta-feira, às 18 horas, na tenda Cultural do 3º Congresso Ibero-americano da Unesc, localizado na entrada da Instituição (próximo ao Bloco A). Às 18h30, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P, haverá um encontro com relatos da trajetória e experiências dos países de origem dos representantes das Associações de Imigrantes de Cabo Verde, Senegal, República do Togo e Angola.

Na sexta-feira (25/5), às 14 horas, ocorre a mesa-redonda “O Outro Lado da África”, com a escritora e blogueira Ruth Catala e com o professor doutor Christian Muleka Mwewa. O encontro ocorrerá no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade. A partir das 18 horas, na Praça do Estudante, ocorre um desfile de roupas típicas da Angola, uma Oficina de Trança e uma apresentação de dança e música.

Mwewa é um imigrante do Togo que está inserido no contexto acadêmico enquanto professor doutor e vai contar as suas experiências. Já Ruth, uma angolana que mora em Curitiba, vai falar sobre o feminismo negro, no aspecto de como é ser uma mulher negra angolana no Brasil.

A programação de “O Outro Lado da África” encerra com Festa Africana, às 20 horas no União Mineira. O objetivo da confraternização é mostrar como é a cultura, por meio da culinária, música, dança e modo de vestir.   

O evento conta com o apoio da Unesc, Divas Black, Zakii e Kamba. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE