• Evasão escolar é o caso mais denunciado no conselho tutelar

Evasão escolar é o caso mais denunciado no conselho tutelar

11 Set, 2018 17:27:57 - Variedades

Içara (SC) 

Conforme o último levantamento trimestral feito pelo Conselho Tutelar, Içara teve 129 casos de evasão escolar registrados. Em seguida, vêm negligência familiar, com 56 ocorrências; conflito familiar, com 49; violência psicológica, com 17; violência física, com 16; abuso sexual, com 15; maus tratos, com seis; e trabalho infantil, cinco.

No último trimestre, também foram realizadas 238 visitas domiciliares, 22 matrículas em creches, 22 requisições de atendimento psicológico, sete encaminhamentos para outra comarca, três acolhimentos em família acolhedora, três matrículas no ensino médio, três requisições de medicamentos e duas colocações em família extensa.

Atuando há 23 anos no município, as conselheiras são escolhidas através de uma eleição de voto facultativo realizada a cada quatro anos, um ano após a eleição presidencial. Em Içara, também é aplicada uma prova de seleção.

“Para a eleição ser realizada, depende do número de candidatos e da lei municipal, que vai decidir se será igual o último pleito, onde foi feita a prova e foram selecionadas as dez melhores notas, e depois foi feita a eleição”, detalha a conselheira Damaris Constantino. Atualmente, há cinco conselheiras atuando e uma suplente, que substitui em casos de licença maternidade e afastamento por problemas de saúde.

Segundo a conselheira Gislaine Barbosa, o Conselho Tutelar trabalha com denúncias. “Recebemos o caso, vamos averiguar. Em alguns casos é feita a visita domiciliar, em outros só requer atendimento. Então fazemos todo encaminhamento necessário para as áreas de saúde, educação e assistência, de acordo com o que está previsto no estatuto”, afirma. O contato com o Conselho Tutelar pode ser feito pelos telefones (48) 3431-3595, 3432-6505 ou 98411-6338 (plantão).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança