Etanol Anidro, adicionado à gasolina, se mantém com preço estável

06 Fev, 2020 13:58:08 - Santa Catarina

Joinville (SC)

Em meio ao embate travado entre o governo federal e estados sobre os impostos incidentes sobre os combustíveis, o preço da gasolina e do diesel sofreram quatro quedas seguidas nesse início de 2020.

A gasolina A, que é comercializada pela refinaria para as distribuidoras, já acumula redução de quase 12%, enquanto isso a redução no diesel alcança 14,5%.

Apesar da baixa, não apenas revendedores catarinenses, mas empresários de todo Brasil tem relatado que não estão recebendo a redução na mesma proporção de suas distribuidoras. Das três reduções ocorridas em janeiro, as principais companhias teriam repassado apenas parte da última, ocorrida no dia 31 de janeiro.

Mesmo assim, o baixo repasse nem chegou a ser sentido, visto que no dia 1º de fevereiro os novos valores de base para cobrança do ICMS em Santa Catarina sofreram aumento.

Aliado a isso, as principais distribuidoras de combustíveis alegam que uma maior redução não pode ser repassada, aos postos, devido um possível aumento no valor do etanol anidro, que está na entressafra e é adicionado à gasolina numa proporção de 27%.

Porém o site do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea/Esalq) da USP, que acompanha as variações de preços de diversos produtos, entre eles o etanol anidro, mostra que o preço do produto nas usinas se mantêm estável desde a primeira semana de janeiro, custando em média R$ 2,25 o litro.

O SINDIPETRO/SC acompanha diariamente as variações dos preços dos combustíveis nas refinarias e lembra que os postos revendedores não compram nenhum tipo de produto diretamente da Petrobras, o que faz com que os preços dos postos fiquem ligados aos das companhias distribuidoras, ou seja, os revendedores somente conseguirão repassar as alterações se também as receberem.

O SINDIPETRO/SC informa ainda, que o comércio de combustíveis é pautado pela livre concorrência e cabe a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não os aumentos ou reduções ao consumidor, tendo como base sua estrutura de custos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE