• Estudo sobre dependência química foi apresentado no legislativo

Estudo sobre dependência química foi apresentado no legislativo

04 Abr, 2018 16:09:03 - Política

Içara (SC)

A droga mais utilizada em Içara é o álcool, seguido pelo crack. A informação foi repassada aos vereadores, pelo estudante de psicologia Rafael de Souza Gabriel, que fez uso da tribuna da Câmara, na terça-feira (03/04), para apresentar seu estudo sobre dependência química. Segundo o estudante o início do uso de drogas acontece entre os 11 a 16 anos, no período da adolescência. “Nesse momento é preciso trabalhar a prevenção, nas escolas, bairros e na família”, informou Rafael de Souza Gabriel.

O projeto foi realizado na Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas Antidrogas de Içara, onde foram analisados 150 prontuários no período de 2015 a 2016. “Minha coleta de dados era feita pela parte da psicologia”, explicou. O estudo mostrou que o sexo masculino prevalece quanto ao uso de drogas e transtorno por substâncias. Segundo Gabriel esse alto índice está associado mais nas questões da própria natureza do homem, nos aspectos psicológicos estando mais relacionados a uma dimensão mais intrínseca. “O homem às vezes tem mais dificuldades de se expressar, de falar sobre seus problemas, onde acaba direcionando sempre ao uso abusivo de drogas”. O levantamento mostrou dados referentes ao perfil sociodemográfico, clínico e terapêutico dos dependentes químicos do município.

Conforme a coordenadora da subsecretaria Mara Rubia Scremin a questão da prevenção será trabalhado novamente, com o tema mais família, menos drogas. “Esse tema foi trabalhado no ano passado, obtido resultado  muito positivo. Então vamos trabalhar novamente, dentro das escolas, fórum para os pais e palestras”.

A tribuna da Casa está disponível para a população, entidades organizadas, instituições e representantes das comunidades. O espaço é concedido para manifestação como apresentação de ações, sugestões ou solicitações de melhorias de interesse público durante as sessões ordinárias realizada nas terças-feiras.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE