• Estudo de coruja que pousou na Unisul será apresentado em MG

Estudo de coruja que pousou na Unisul será apresentado em MG

14 Ago, 2017 15:42:50 - Educação

Em agosto de 2016, uma coruja da espécie Asio clamator pousou em frente ao bloco sede da universidade e chamou a atenção de quem passou pelo local. A presença dela foi registrada por alunos e funcionários, que fotografaram e compartilharam a imagem da coruja, mas também pelo líder do Grupo de Pesquisas Zoologia e Ecologia de Vertebrados – ZEV, biólogo e professor da Unisul, Rodrigo Ávila Mendonça.

O biólogo avistou o indivíduo em uma palmeira, observou os caracteres morfológicos e confrontou com os guias de aves que dispõe no laboratório. Ao identificar os locais de abrigo da ave, coletou as amostras que ficaram no chão. “Como já conhecemos em biologia que algumas aves de rapinas não digerem estruturas quitinosas, fui verificar o chão abaixo de onde ela estava. Como estas ‘pelotas’ são grandes, foi muito fácil de encontra-las no chão”, reforça o biólogo.

De acordo com o professor, o habitat da espécie Asio clamator é a mata atlântica, mas no rio Tubarão ela encontra o principal alimento, roedores. Durante um pouco mais de um mês, um aluno de Rodrigo, Leandro Conaco, padronizou diariamente as coletas no local onde se encontrava o exemplar. Como resultado, o material coletado passou por uma triagem e os itens alimentares encontrados foram registrados e contabilizados. Após separados os pelos e os ossos dos animais que foram comidos pela Asio clamator, foram quantificadas 24 mandíbulas de roedores.

Os dados levantados pelo aluno resultaram em um trabalho aprovado para ser apresentado em forma de banner no XIII Congresso de Ecologia do Brasil (XIII CEB), a ser realizado entre os dias 8 e 12 de outubro, na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE