• Estudantes visitam o TRE-SC e participam de atividades lúdicas

Estudantes visitam o TRE-SC e participam de atividades lúdicas

12 Ago, 2016 10:34:33 - Política

Florianópolis (SC)

Na tarde desta quinta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral recebeu os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Prof. Henrique Stodieck para participar do evento da Campanha de Cidadania “Eleições 2016 - A Vitória da Democracia”.

Os estudantes foram conduzidos até a sala de sessões do Pleno pelo presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Abreu, que deu as boas-vindas ao grupo. “É uma honra muito grande receber cada um de vocês. Ficamos muito felizes em abrir esse espaço de inter-relação entre a Justiça Eleitoral e vocês, estudantes”.

Em seguida, a juíza substituta do TRE-SC, Vânia Pettermann, ministrou uma palestra com o tema “Construindo a cidadania e transformando vidas por meio de atitudes para respeitar os Direitos Humanos”. O principal objetivo da palestra foi fazer os jovens refletirem sobre os Direitos Humanos para fazer uma conexão com a consciência sobre a política, a liberdade de expressão e a democracia. “Trazer os jovens aqui hoje, no nosso Tribunal, para eventos como este, movimentam o interior deles para que compreendam a política e percebam que ela está no dia-a-dia, inserida na rotina de cada um”, afirmou a magistrada.


Em Santa Catarina, jovens de 16 e 17 anos correspondem a 1,31% do eleitorado, ou seja, 65.049 eleitores. A estudante de 17 anos, Ulhiana da Silva, é uma das adolescentes que faz parte deste grupo, cujo voto é facultativo. “Eu achei muito interessante essa visita, por se tratar de política, um assunto que temos uma certa barreira em falar. Eventos como este servem justamente para isso, quebrar o preconceito e mostrar que a política é importante. O que me motivou a votar nas Eleições deste ano foi a possibilidade de mudar o cenário político atual e tentar fazer a diferença”.

A assistente pedagógica da escola Henrique Stodieck, Andreia da Rosa Gonçalves, também considerou importante a aproximação dos estudantes com a Justiça Eleitoral. “Considero essa atividade que o TRE-SC proporcionou muito relevante, visto que eles são novos eleitores e precisam se inteirar da importância do voto e da contribuição para a cidadania. A forma como a política foi abordada pelo Tribunal foi muito proveitosa, dinâmica, acompanhando o ritmo e a linguagem deles, trazendo à reflexão”, comentou.

O presidente do TRE-SC falou ainda sobre o objetivo do Tribunal em realizar eventos como este. “É fundamental que nós venhamos a preparar os jovens para o futuro. A busca de conversas, diálogos, sobre democracia, cidadania, importância do voto, encontrar o candidato que possa lhe representar, é um fundamento maior do próprio Estado Democrático de Direito. O TRE-SC através deste trabalho que se inicia faz a sua parte e cumpre o seu dever institucional de facilitar o acesso da juventude aos meios e ao próprio processo político”.

No encontro, foram exibidos os vídeos da Campanha “A Vitória da Democracia”, distribuídas cartilhas e realizadas dinâmicas para despertar o debate político e fazer com que os estudantes tirassem dúvidas sobre as preparações para o Pleito e o que ocorre depois dele.

Este foi o primeiro evento de uma série de atividades que devem ser desenvolvidas por todo o estado catarinense, promovidas pelos juízes de diversas Zonas Eleitorais.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal