• Estudantes vão representar Criciúma em competição de robótica

Estudantes vão representar Criciúma em competição de robótica

23 Abr, 2018 15:24:40 - Educação

Criciúma (SC)

Criciúma será mais uma vez representada na RoboCup, competição mundial de robótica e inteligência artificial que neste ano acontece no Canadá. Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participarão da competição em Montreal, entre os dias 17 e 22 de junho. É a segunda vez que o IFSC envia estudantes para a competição.

Em 2017, a competição foi realizada em Nagoya, no Japão. A equipe Siegel, formada por estudantes do IFSC Câmpus Criciúma, ficou na sétima posição. No Canadá, novos alunos farão parte da equipe Siegel, que viaja com a expectativa de terminar nas primeiras posições na disputa contra equipes de Reino Unido, Eslovênia, México, Estados Unidos, China, Austrália, Japão e Brasil. No total, 18 equipes se inscreveram e apenas dez foram selecionadas – entre elas, outra brasileira, formada por estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

"Este ano temos mais chances. Nossa equipe é uma das mais adiantas, considerando que começamos o projeto do zero. Temos condições de garantir pelo menos o pódio", afirma o professor Guilherme Amorim Schmidt, coordenador da equipe Siegel.

Viajarão ao Canadá os estudantes Adrian Frasson, 18 anos, Sofia Meneghel Silva, 15, Nicole Citadin, 16, do curso técnico em Mecatrônica; Luís Fernando Silvestre, 17, e Gregory Topanotti, 18, da Engenharia Mecatrônica; e Suelen Reus Savi, 16, do curso técnico em Química.

"Vai ser uma oportunidade para aprendizado e contato com outras pessoas e conhecimentos”, resume Nicole. Entre os estudantes, apenas Gregory já viajou para fora do Brasil. “É um aprendizado totalmente novo, uma competição grande, em outro país. Não estamos participando para passar de ano ou para ganhar alguma bolsa, é um projeto voluntário para participar de algo grande”, afirma o estudante.

Criada em 1997, a RoboCup reúne pesquisadores e estudantes de todas as partes do mundo para diferentes modalidades de competições de robôs, programados e montados pelos próprios competidores. A competição acontece anualmente em diferentes cidades países. A edição de 2018 será realizada em Montreal, no Canadá,

A equipe do Câmpus Criciúma recebeu o aceite da organização do evento no dia 2 de abril, mas desde o final de janeiro estão trabalhando no robô. Os alunos do IFSC vão competir na modalidade RoboCup RESCUE, para estudantes de até 19 anos: nesta competição, o robô programado pela equipe deve desempenhar tarefas que simulam um resgate, em dez pistas com dificuldades diferentes.

Uma parte dos custos da viagem será financiada pelo IFSC. Para completar os custos, os alunos lançaram nesta semana uma campanha de financiamento na internet. Para colaborar, acesse: vakinha.com.br/vaquinha/siegel-no-canada

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE