• Estudantes são premiadas na etapa do Prêmio de Redação

Estudantes são premiadas na etapa do Prêmio de Redação

05 Dez, 2016 17:28:01 - Educação

Florianópolis (SC)

As seis alunas finalistas do Prêmio de Redação do Programa Cooperjovem na etapa estadual participaram da cerimônia de premiação na última semana, na sede da Ocesc, em Florianópolis. O evento contou com a participação de familiares das alunas, professores, diretores de escolas, coordenadores e presidentes das cooperativas, além do presidente da Ocesc e do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, e do superintendente, Neivo Luiz Panho. “Atitudes Sustentáveis: promover ações e agir coletivamente” foi a temática desta 10ª edição do Prêmio.

O Sescoop/SC presentou cada uma das finalistas com um tablet e um troféu, e entregou placas de homenagem a escolas, professores orientadores e cooperativas parceiras. “Gostaria de parabenizar todos, os alunos, as cooperativas, os professores, especialmente, que estão semeando o cooperativismo em suas comunidades por meio deste Programa. O Cooperjovem é um trabalho que vai nos dar bons frutos lá na frente, porque é pelo jovem que se inicia a criação do bom cooperativista”, comenta Suzin.

Das seis finalistas catarinenses, três também foram selecionadas para a etapa nacional. A solenidade de premiação está prevista para ocorrer no dia 12 de dezembro, na sede do Sistema OCB, em Brasília. As redações das alunas Karollina Cordeiro da Rocha, na categoria I – 4º e 5º ano, e Andressa do Couto e Luana Diehl, na categoria II - do 6º ao 9º ano, foram selecionadas junto com outras três em meio a mais de 16 mil redações inscritas.

Em Santa Catarina, foram avaliadas, pela comissão julgadora do Sescoop/SC, um total de 285 redações, sendo 147 redações da categoria I e 138 redações da categoria II, de 54 escolas participantes da premiação. Inscreveram-se 4.250 alunos na categoria I e 8.897 alunos na categoria II, totalizando 13.147 participantes apenas no Estado.

FINALISTAS DA ETAPA NACIONAL SE INSPIRAM NO COTIDIANO

“Não esperava ser finalista, fiquei muito feliz”, conta Andressa, que inscreveu no Prêmio a redação “Século sem a sustentabilidade”. No texto, ela fala sobre o caos que poderia ser gerado por um século sem sustentabilidade e mostra a solução: “É a união das pessoas, sempre cooperando umas com as outras. Eu juntei ideias que já tinha com alguns livros que tinha lido”. A aluna do 9º ano gosta de Augusto Cury e diz que as obras do escritor prezam pelo meio ambiente e abordam a necessidade das pessoas agirem coletivamente.

A aluna Luana Diehl, do 8º ano, participa há três anos do Prêmio e este ano conseguiu chegar às etapas estadual e nacional. Com a redação “Um pedido de socorro”, ela pede para que as pessoas se conscientizem e ajudem a natureza, diante de um quadro poluição que só se grava. Sobre o cooperativismo, Luana é enfática: “Sempre discutimos em sala de aula e na família atitudes de cooperativismo. Essas atitudes melhoram qualquer tipo de relação”.

A mais nova das finalistas, Karollina Cordeiro da Rocha, do 5º ano, conta que conheceu o cooperativismo na escola e foram as atividades com os colegas que basearam sua redação “Ações cooperativas e sustentáveis”. “Nós tivemos um projeto chamado Alimentação Saudável e fizemos uma horta usando garrafa pet e materiais recicláveis”, complementa.

Classificados:

Etapa Nacional:

Categoria I


- Gabriel Augusto Vaz Dias de Souza (de São Paulo)

- Karollina Cordeiro da Rocha (de Santa Catarina)

- Maria Clara Nascimento Gomes Pereira (da Paraíba)

Categoria II

- Ana Carolina Coelho Silva (da Paraíba)

- Andressa do Couto (de Santa Catarina)

- Luana Diehl (de Santa Catarina)

Etapa Estadual:

Categoria I

Categoria II

TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança