Estudantes realizam projeto de TCC sobre reforma do Cettal

26 Nov, 2018 17:42:19 - Educação

Tubarão (SC) 

O Bloco do Cettal da Unisul foi construído na década de 80. A estrutura, inicialmente, abrigava todos os cursos da área de tecnologia, como as engenharias. Com o passar do tempo, recebeu também outros cursos da graduação. E foi pensando em realizar melhorias no local, que dois estudantes do Curso de Engenharia Civil, Campus Tubarão, realizaram seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o Cettal, com orientação da professora Fernanda de Oliveira Dozol Lopes.

Segundo os estudantes João Vitório Dagostin e Joelma dos Santos a escolha do tema foi pelo desejo de aprender um pouco mais sobre projetos de reformas e também pela inquietação dos acadêmicos. “Durante todo o curso sempre nos deparávamos com situações arquitetônicas que não estavam adequadas e como os layouts poderiam ser melhorados. Essa inquietação, aliada ao alto número de manifestações patológicas presentes na edificação, foram elementos decisivos para escolhermos o Bloco G como área de intervenção da nossa proposta”, afirmam.

Durante a análise, as áreas subutilizadas podem se tornar potenciais locais de convivência entre alunos, melhorando a integração usuário-edificação e edificação-entorno. A aplicação de brises e de telhados verdes contribuem para a regulagem do microclima local. Quanto aos elementos de sustentabilidade empregados ao projeto, os estudantes destacam o uso de placas fotovoltaicas, reuso de água pluvial e água cinza, uso de telhados verdes, aplicações do princípio de arquitetura bioclimática e controle de materiais, visando as opções com maior desempenho sustentável.

“A partir do momento que a Universidade integrar em sua estrutura física práticas de sustentabilidade, esta estará contribuindo para com a formação de cidadãos mais ecológicos, cientes da capacidade de mudança do ambiente em que se encontram”, defendem os acadêmicos.

João Vitório e Joelma defendem seu TCC no dia 29 de novembro, às 14h30min, no auditório do Cettal.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE