• Estudantes mostram potencial para empreendedor

Estudantes mostram potencial para empreendedor

28 Nov, 2016 15:58:57 - Educação

Chapecó (SC)

Comprometimento, criatividade e motivação foram características visíveis durante a Feira do Programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, nessa semana, no Centro Educacional de São João do Oeste. Com determinação, os estudantes mostraram que é possível fazer muito com pouco e demonstraram que empreender não somente coisa para adultos. O evento reuniu lideranças e autoridades locais, direção da escola e comunidade escolar. 

A iniciativa foi implementada pela coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC com parceria da Prefeitura. O JEPP integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) que tem por objetivo levar o empreendedorismo às diversas instituições de ensino, considerando os diferentes níveis e modalidades da educação. Alinhado às diretrizes nacionais, o Sebrae/SC promove ações junto aos municípios para adesão aos programas e credencia escolas e instituições para participar da iniciativa.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC responsável pelas ações do JEPP em vários municípios do extremo oeste, Elaine Rambo, explicou que a primeira etapa contemplou a capacitação dos professores para aplicar o programa nas escolas. “O objetivo foi prepará-los com trabalho focado nos dois eixos do programa (empreendedorismo e plano de negócios) para que desenvolvam comportamentos empreendedores. Em seguida, ocorreu apresentação para as famílias, seguido pela aplicação em sala de aula e, por fim, encerramos com a feira”.

O JEPP, destinado a fomentar a cultura empreendedora nas instituições escolares, está de acordo com os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (a fim de participar e cooperar com o outro em todas as atividades humanas) e aprender a ser (via essencial que integra as três precedentes). O programa visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular a cultura da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

O coordenador regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, destacou que com o JEPP os estudantes do ensino fundamental têm contato com as primeiras lições de planos de negócios, planejamento, responsabilidade social, entre outros temas fundamentais para ampliar a percepção sobre o mundo do trabalho. “A educação empreendedora ajuda o estudante a visualizar novas oportunidades e avaliar melhor algumas possibilidades, fazendo com que aprenda a tomar iniciativas sobre determinadas situações em casa, na escola e, futuramente, na carreira profissional”, assegurou.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE