• Estudantes Içarenses serão objetos de pesquisa

Estudantes Içarenses serão objetos de pesquisa

13 Set, 2017 22:09:20 - Educação

Içara (SC)

Será que o acesso direto a manifestações artísticas e culturais pode modificar a realidade das pessoas? Esta pergunta será base do “Projeto Aspirantes” que pretende realizar uma pesquisa com os estudantes da rede pública do município de Içara. Durante os dias do Festival, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da cidade serão serão acompanhados, cada dia por um agente diferente do teatro do Brasil, em espetáculos. Os alunos e os agentes irão assistir às peças sem premissa nenhuma, apenas como se fossem simplesmente plateia, público, transeuntes do espaço público onde o evento estará acontecendo.

“Terminada a peça, o agente que estará acompanhando o grupo, irá propor um debate performativo sobre a apresentação, explorando através de jogos de linguagem, as temáticas que forem colocas em questão pelos participantes. Como sensações, o que gostaram, o que não gostaram, o que lembrou, como estreitar a realidade ficcional da peça com a realidade das pessoas que foram de alguma forma afetadas pela apresentação”, destaca um dos mediadores da ação, Luan Marques Joaquim.

Segundo ele, a ideia é construir uma tese em cima do que surgir, afim de alimentar os campos, que de alguma forma dialogam com o que será estudado, proporcionando mais um laboratório para a construção de conhecimento sobre o social, o político, o ideológico, o humano e o artístico. “Irei assistir cinco peças de teatro aqui na cidade. Acredito que será uma experiência significante”, coloca a aluna da E.M.E.F. Quintino Rizzieri, Nicole dos Santos. “Durante este ano estamos trabalhando o projeto “Profissão Artista”, onde periodicamente os alunos estão tendo palestras com profissionais da arte. Sendo que um deles foi o Reveraldo Joaquim, ator do grupo realizador do Festival”, explica a professora de artes Gabriela Adriano Luciano Fernandes.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE