• Estudantes e residentes da Unesc se preparam para o Vivercom

    Participantes estarão em 8 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na próxima semana 

Estudantes e residentes da Unesc se preparam para o Vivercom

18 Fev, 2019 14:14:21 - Educação

Criciúma (SC)

Cuidar das pessoas e expandir a experiência acadêmica dos estudantes da graduação e Pós-graduação da Unesc. Assim, entre segunda e sexta-feira (18 a 22/2), os 76 participantes do projeto Vivercom (Vivências e Experiências na Comunidade) passarão por 8 municípios do Sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul, com informações, serviços e cidadania.

Pensando na primeira edição, os participantes se reuniram na tarde desta sexta-feira (15/2) e conversaram sobre organização, oficinas, divisão dos participantes por cidades e as atividades que envolvem áreas do conhecimento fomentadas na Universidade: educação, arte, saúde, tecnologia, comunicação e engenharias.

Segundo o assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, é possível afirmar que a ação abordará temas como: meio ambiente, empreendedorismo na comunidade, reciclagem, culinária, aproveitamento de alimentos, oratória, primeiros socorros, saúde da mulher, educação sexual, violência, expressões artísticas, esportes, direitos e deveres do cidadão, história e mídias sociais no contexto escolar.

Experiência acadêmica

Também contribuindo com a qualidade da graduação na Universidade, a ação promoverá dias de contato com a comunidade e novas situações de aprendizados nos municípios. “Queremos estimular o contato dos acadêmicos entre si e com a comunidade. Eles verão a realidade local e de que forma ela pode ser melhorada. São dias transformadores para quem participa do projeto e para as cidades que irão recebê-lo”, destacou.

Sabendo da qualificação, a acadêmica Emanuela Gava Caciatori, de 22 anos, está prestes a concluir o curso de Direito e viu no Vivercom a possibilidade de agregar a sua formação. “Minha participação no projeto se deu como um complemento ao tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa também é uma oportunidade para sair da área de conforto e enriquecer o conhecimento por meio da interdisciplinaridade”, destaca.

Em Santa Catarina, receberão o projeto as cidades: Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, São João do Sul e Ermo. Já no Rio Grande do Sul, o Vivercom passará por Itati, Mampituba e Torres. As parcerias do projeto foram realizadas por meio de convênios, firmados no período de outubro a dezembro de 2018.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança