• Estudantes dos cursos técnicos desenvolvem experimentos práticos

Estudantes dos cursos técnicos desenvolvem experimentos práticos

06 Jun, 2019 17:16:34 - Educação

Criciúma (SC)

Na aula de Química a proposta é realmente colocar a mão na massa. Ou melhor, nas folhas e sementes. A turma da 3ª fase do curso técnico em Química da Satc vai para o laboratório para aprender a extrair essências. Menta, laranja, em folha ou cascas, alecrim e até sementes de melancia. Tudo vira experimento na mão dos alunos. “É uma oportunidade bem interessante porque muito do que a gente aprende na sala consegue por em prática aqui no laboratório”, afirma a aluna Maria Eduarda da Silva, 17 anos.

A junção de conceitos com experimentos práticos foi um dos pontos que levou o aluno Bruno Venturini, 16, a optar pelo curso técnico em Informática. “Achei que tinha habilidades e queria saber como tudo funciona, os programas”, revela. Ao terminar o técnico, Bruno irá fazer o estágio em uma das empresas da área de informática e tecnologia, que buscam os jovens profissionais da Satc para trabalhar.

Isso está refletido no número de vagas de estágio ou emprego que estão disponíveis na Satc em áreas diversas. Em 2018, foram ofertadas 1.679 vagas. Já até 31 de maio de 2019, esse número é de 825 vagas. A relação da Satc com o setor industrial se reflete nas oportunidades que surgem. A média é de 120 a 190 por mês. “Os números mostram que temos uma relação média de 2,17 vagas por aluno em fase de estágio, seja nos cursos técnicos ou de graduação. Isso é resultado da aproximação da Satc com as empresas, que sabem da formação de nossos estudantes”, aponta o coordenador do Setor de Estágio da Satc Fabiano de Medeiros Ugioni.

Oportunidade de ingresso

A Satc abre inscrições para quem está cursando o ensino médio e quer fazer o técnico e também para pessoas que já concluíram o ensino médio e querem uma formação específica. Os cursos técnicos são oferecidos no período noturno e também na modalidade de ensino à distância (EaD). Os presenciais são de Design de Interiores, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Manutenção Automotiva, Mecânica e Metalurgia. No EaD, há vagas para turmas em Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Mineração, Química e Segurança do Trabalho.

“Temos procurado atualizar constantemente a matriz curricular de nossos cursos, ampliando a formação e nos aproximando cada vez mais de um profissional completo para o mercado de trabalho”, ressalta a coordenadora do ensino técnico da Satc, Adriana Just Schmidt. Um desses contatos está sendo feito com empresas do setor de tecnologia, que buscam profissionais específicos para atuar.

Mais informações sobre os cursos oferecidos podem ser obtidas no site (http://hotsite.satc.edu.br/tecnico/), ou ainda na Secretaria da Satc, que funciona das 7h30 às 21h30, telefone (48) 3431-7502, 3431-7503 esecretaria@satc.edu.br

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE