Estudantes de pós-graduação da Usfc realizam pesquisa sobre solo em Santa Rosa de Lima

20 Set, 2018 15:26:15 - Educação

Florianópolis (SC) 

Um grupo de alunos do curso de Pós-graduação em Agroecossistemas da Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina), campus de Florianópolis, passou o dia desta quarta-feira (19) em Santa Rosa de Lima para a realização de uma atividade de pesquisa de campo.

Acompanhados dos professores Jucinei José Comin e Arcângelo Loss, da disciplina de ‘Capacidade Produtivo do Solo’, a turma, formada por um total de oito alunos, realizou uma trabalho de análise e coleta de amostras de solo. “Analisamos o solo no local, verificando uma série de fatores. Nosso objetivo é determinar a capacidade produtiva desse solo, construindo uma metodologia que pode ser usada diretamente pelo produtor”, explicou o professor Jucinei.

“Por meio de um recorte do solo, analisamos aspectos como presença de raízes, atividade biológica e erosão e inserimos em um gráfico em estilo ‘guarda-chuva’. Quanto mais aberto esse gráfico for, melhor a qualidade do solo. Após isso, levamos amostras para serem analisadas também em laboratório e comparamos os resultados com os dados obtidos em campo, para verificar o quando acertada foi essa análise no local”, detalhou.

Por meio do desenvolvimento de uma metodologia simples, o objetivo final da pesquisa é empoderar o agricultor familiar com o conhecimento para que ele mesmo posse realizar essa análise e determinar a qualidade do solo em que pretende plantar.

Santa Rosa de Lima

O professor conta que foi importante a escolha de Santa Rosa de Lima para a realização desse trabalho de pesquisa. “Além de ter uma forte ligação pessoal com Santa Rosa de Lima, pois minha esposa já foi diretora da Agreco (Associação de Agricultores Agroecológicos das Encostas da Serra Geral), aqui encontramos a situação ideal para realizarmos esse trabalho. O fator agroecológico é muito importante para a nossa pesquisa. Esta propriedade em que estamos estudando, por exemplo, já teve o solo muito esgotado e seus atuais proprietários estão realizando um trabalho de recuperação com a implantação da agricultura orgânica, além de pastoreio em piquetes e com núcleos de sombreamento. Assim, saberemos o quanto estas iniciativas estão dando certo no trabalho de recuperação”, destacou.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança