• Estudantes de Design se preparam para imersão de estudos na Itália

Estudantes de Design se preparam para imersão de estudos na Itália

11 Jun, 2019 11:00:54 - Educação

Criciúma (SC)

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc vai proporcionar uma experiência internacional no currículo de dez estudantes. O grupo, formado por alunos da sétima fase e acompanhado por professores da Universidade, vai participar do Pordenone Design Week, na Itália. O evento reúne estudantes da área de diversos países em uma semana de imersão com professores do Isia (Istituto Statale di Alta Formazione – Instituto Superior de Educação do Estado), profissionais e empresários do ramo.

O evento ocorrerá de 2 a 8 de março de 2020, com workshops e oficinas de projetos, no Isia, localizado na cidade de Pordenone. O Instituto disponibilizou dez vagas para os estudantes de Design da Unesc, que foram escolhidos por meio de processo seletivo. Os selecionados serão beneficiados com hospedagem, alimentação e transporte do hotel até o evento. Para auxiliar na preparação dos alunos para o evento, a Unesc está disponibilizando curso de italiano com um valor diferenciado aos acadêmicos que irão viajar em 2020. E para angariar recursos para as passagens e demais despesas que não serão pagas pelo evento, a turma está realizando ações como a venda de rifas.

O coordenador do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, João Rieth conta que o convite do Isia surgiu após uma visita de representantes do curso à Escola Politécnica de Design de Milão, em 2018, e um diálogo com a professora Francesca Valan, que também é docente nas duas instituições. “O Isia faz um trabalho semelhante ao que as universidades comunitárias como a Unesc realizam. E ele possui uma rede com escolas em algumas cidades com foco em cursos oferecidos a partir da vocação econômica de cada região. Em Pordenone, por exemplo, as atividades são voltadas à área do mobiliário e a semana de Design também segue essa linha”, conta.

Segundo Rieth, participar de uma imersão na Itália, referência mundial em Design, será um diferencial na formação acadêmica destes alunos. “Eles trabalham na análise da vocação regional e fazem uma aproximação forte entre a academia e o mercado, atuando na economia criativa. Estar nesse meio abre o horizonte e possibilita uma visão diferente das possibilidades tanto de atuação do designer quanto da instituição de ensino”.

Oportunidades

Maria Eduarda Felisberto, já está se preparando para a experiência internacional. A estudante já participou de outras iniciativas do curso, como os desafios provenientes de parceria do curso com empresas, como a Ceusa Revestimentos Cerâmicos e a Kleiner Schein. No projeto Talentos Ceusa, Maria Eduarda e o colega de turma Lucas Cruz Fernandes, ficaram em primeiro lugar com a linha de revestimentos cerâmicos Plural, baseada nas inscrições rupestres deixadas por tribos em Timbé do Sul. Como prêmio, eles participaram em 2019 da maior feira do setor na América Latina, a ExpoRevestir. Já no projeto do concurso da Kleiner Schein, a dupla desenvolveu uma escrivaninha para ser utilizada para trabalho e como penteadeira. 

Agora, já iniciou o curso de Italiano e planeja a viagem. “Com toda certeza será um investimento incrível poder participar de um projeto fora do país, em uma instituição renomada no mundo. Não só agrega ao meu currículo como a experiência profissional e pessoal. Além disso, estamos aprendendo uma nova língua e isso tudo vamos levar para a vida. A expectativa está altíssima. Pretendo aumentar minha rede de contatos e registrar tudo o que for possível dessa viagem. Ter essa experiência no último ano da minha formação apresenta para mim uma oportunidade única de poder conhecer outra cultura e como o design pode unir tudo isso.

O acadêmico Hermes Júnior de Cesaro Cavaler, também estará no grupo que vai participar da imersão na Itália. Assim como Maria Eduarda, ele também participou do Talentos Ceusa, com o projeto Campeche e do concurso da Kleiner Schein, com o C&R.

Ele também já está tendo aulas de Língua Italiana e está com as melhores expectativas quando à experiência no Pordenone Design Week. “Infelizmente o Brasil não é um país criador de tendências, e eu busco nessa viagem, a oportunidade de ver como as coisas acontecem em um país gerador de conteúdo/tendência e com isso, aprimorar o meu conhecimento. Vai ser uma oportunidade única para todos nós. Ela irá enriquecer o portfólio, a mente e o repertório. Uma viagem como essa é capaz de unir uma turma inteira e isso são coisas que nunca terão preço. São para a vida inteira”, afirma o acadêmico.

TEXTO E FOTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE