• Estudantes da Satc farão instalação elétrica em escola municipal

    Trabalhos serão realizados na Escola Santa Rita de Cássia no bairro Milanese

Estudantes da Satc farão instalação elétrica em escola municipal

10 Set, 2018 09:50:47 - Educação

Criciúma (SC)

Alunos do curso técnico em Eletrotécnica e do superior em Engenharia Elétrica, acompanhados de professores, farão a instalação elétrica na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Milanese em Criciúma. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Prefeitura de Criciúma que já resultou anteriormente na confecção dos projetos elétricos de unidades escolares.

Agora, os alunos vão colocar a mão na massa. Ou melhor, nos fios elétricos e tomadas. Na semana passada, os alunos estiveram no bairro Milanese para conhecer melhor a escola. “A turma da 2ª fase de Eletrotécnica fará a execução das instalações, sempre com os professores junto”, ressaltou o  coordenador da Eletrotécnica Gilberto Fernandes. Aliás a segurança dos alunos é prioridade. “Nós praticamos em laboratório para que eles possam desenvolver de forma real, dentro de uma edificação onde vai ser habitado ou de circulação de pessoas”, esclareceu o professor de Instalações Elétricas Samuel Tavares Anselmo.

Nesta primeira etapa foi decidido o material que será utilizado e a divisão de espaços e equipes, já que uma será responsável por uma sala. Conforme a professora de Engenharia Elétrica Franciele Ronchi, pelas necessidades a escola, os trabalhos serão divididos em duas etapas para a realização das instalações.

“Esse projeto é uma parceria com a Prefeitura em que fazemos a vistoria das escolas públicas municipais, observando as instalações elétricas. Nessa nova etapa a Satc se propôs a fazer também a instalação”, explicou a professora.

Prática de estudo

O projeto foi desenvolvido pelo acadêmico de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc Marcos Antônio Martins Giassi. “Fui o responsável de vir até a escola, fazer o levantamento completo e ver o que vai ser necessário”. Nessa etapa ele estará auxiliando e passando os dados para os alunos do técnico.

A iniciativa de realizar algo prático motiva as turmas. Vinicius Scremin Freire, 16 anos, está entusiasmado para a realização do trabalho. “É uma grande experiência poder estar aqui realizado esta instalação, pois antes era apenas em sala e hoje estamos pondo em prática”, contou.

Apoio da comunidade

A Escola Municipal Santa Rita de Cassia atende crianças e adolescentes desde a educação infantil até o ensino fundamental. A recuperação da rede elétrica era algo esperado pela coordenação e pais.

“A escola completa 50 anos e a fiação está danificada. Quando foi falado dessa parceria com a Satc, passei a informação para os pais e eles ficaram contentes”, ressaltou a diretora Elenita de Aguiar.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança