• Estudantes da Satc aprendem de maneira mais atrativa

    Projeto de Gamificação traz aprendizado de forma divertida e dinâmica

Estudantes da Satc aprendem de maneira mais atrativa

20 Jan, 2020 13:56:15 - Educação

Criciúma (SC)

Já imaginou aprender de forma dinâmica, prática e divertida? Em breve o AC Online passará por mudanças que irá torná-lo mais atrativo na hora de realizar as tarefas. O sistema vai receber o processo de Gamificação, transformando a aprendizagem com cara de jogo.

O projeto está sendo desenvolvido pela bolsista do curso de Design, Amanda Cristina Gomes, com orientação do professor Diego Piovesan e o apoio do curso de Engenharia da Computação, por meio dos orientadores Daniel Basilio e Gustavo de Delucca, e dos bolsistas Deryck Pacheco e Jonatan Gomes.

A plataforma online existe há mais de oito anos na Satc, nela os alunos do 6º ao 1º ano, respondem questões todos os dias, em casa, sobre as disciplinas aprendidas no dia, as respostas valem 5,0 pontos. “Os alunos acabaram perdendo a vontade de realizar as tarefas, foi então que surgiu a ideia de tornar o sistema mais atrativo, em forma de jogo”, ressaltou a bolsista.

O sistema está sendo todo reformulado e será inspirado em um jogo de RPG. “O jogo oferece recompensas e pontuações. O método terá competições entre turmas, premiações entre aqueles que se dedicarem mais e avançarem mais no sistema”, disse Amanda.

Outro elemento que será mudado com a nova estruturação é o feedback passado aos alunos. “Quando o aluno responde uma pergunta ele sabe qual errou e qual era a correta, porém o sistema não justificava o porquê do erro, o aluno não recebia esse feedback”, destacou a bolsista.

O objetivo é que até julho de 2020 o sistema já passe pelas mudanças.

Metodologia

Outro projeto de Gamificação também está sendo desenvolvido pela bolsista. A transformação da metodologia escrita em algo jogável. O trabalho visa passar um meio prático e divertido aos estudantes na hora de receber a metodologia do professor. O foco do projeto é a disciplina de Metodologia Projetual do curso de Design, mas todos os outros cursos também poderão aplicá-lo

O projeto também tem como objetivo o trabalho em equipe e a cooperação. A proposta é transformar as atividades mais atrativas, divertidas e trazer recompensas que existem nos jogos.

Para cada etapa da metodologia está sendo desenvolvida cartas com exemplos de problemas que devem ser resolvidos. A estimativa é que até metade do ano que vem o projeto entre em vigor.

Gamificação

A Gamificação visa aplicar as mecânicas que existem dentro dos jogos em algo que não é necessariamente um jogo. O processo acaba gerando um maior engajamento dos envolvidos e incentiva o jogador a se envolver no assunto. Em suma a Gamificação pode ser aplicada em qualquer área de ensino. Ela deve trazer pontos, vantagens e recompensas para os jogadores.

A Gamificação busca utilizar as mecânicas existentes nos jogos a fim de engajar, motivar e facilitar o entendimento de algo. Por meio de seu sistema, proporciona aos seus usuários uma experiência divertida. A Gamificação busca aumentar o interesse a longo prazo do usuário.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança