• Estudantes da Apae colocam a mão na massa

    As bolachas produzidas em diversos formatos serão empacotadas em embalagem plástica e colocadas em latas pintadas e decoradas com ornamentos, depois serão vendidas na Apae.  

Estudantes da Apae colocam a mão na massa

08 Nov, 2017 10:40:17 - Variedades

Içara (SC)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  (Apae), de Içara (SC), deu início a produção de bolachas para o Projeto Latas de Amor. Alunos de diferentes idades participarão com o objetivo de cooperar com os preparativos do Natal. 

As bolachas produzidas em diversos formatos serão empacotadas em embalagem plástica e colocadas em latas pintadas e decoradas com ornamentos.  

Além da venda do produto, é importante destacar que o projeto vem enriquecer o trabalho que já é realizado com o intuito de desenvolver habilidades e potencialidades nos alunos que contribuirão de forma significativa nas próprias vidas e dos famílias. 

Segundo a fonoaudióloga Júlia Almeida a escola utiliza-se da proposta metodológica do Currículo Funcional Natural - CFN que propõe o aprendizado de habilidades funcionais para auxiliar na adaptação do indivíduo no ambiente promovendo independência e autonomia na realização de tarefas do cotidiano.

A equipe envolvida conta com a participação de profissionais das áreas da saúde, educação e familiares voluntários. “Todos atuando em conjunto e em prol do aprendiz para que este se torne independente, participativo e produtivo. A participação dos usuários da instituição ocorre desde o momento da compra dos ingredientes no supermercado até a produção e venda dos produtos”, comenta Júlia, acrescentando. “Vivenciando experiências práticas com o uso do dinheiro e de instrumentos alternativos de comunicação.

Os alunos aprendem a manter os cuidados com a higiene pessoal, realizam a assepsia antes da manipulação da massa e a controlar a qualidade durante a produção. “A preparação iniciou dois meses antes da primeira fornada, e já é possível perceber os benefícios”, ressalta a fonoaudióloga. 

O trabalho contribui para o aprendizado de tarefas de vida diária, amplia o repertório linguístico e promove experiências práticas com o uso de instrumento alternativo de comunicação, estimula as funções cognitivas de memória, atenção e organização por meio do uso de agenda e sequência de ações, promove a interação com o meio social para além do espaço institucional; estimular o letramento através do contato com a leitura de rótulos e receitas; trabalhar a higiene e asseio pessoal; desenvolve capacidades para o aumento da autoestima e aproxima a família da instituição de ensino.

A Minamel, representada pela Luíza Mina Castagna, também apóia o projeto. Assim como pais, voluntários e a Rede de Supermercados Giassi.

A comunidade também pode ajudar doando latas de leite em pó vazias diretamente na Apae ou no Supermercado Giassi de Içara, onde há um ponto de coleta.

A produção acontecerá não apenas no Natal, mas também nas datas comemorativas, como páscoa e dia das mães. “Será um processo contínuo”, diz a diretora da instituição, Silvana Brunel. “As bolachas serão vendidas na própria Apae e o dinheiro arrecadado será revertido para o projeto, visando sua manutenção e ampliação”, finaliza Júlia Almeida.

Com o slogan “NÃO SINTA PENA, SINTA AMOR”, o projeto espera contar com a participação de todos, através das doações das latas e da compra das bolachas, vendidas na Apae de Içara (SC) apenas sob encomenda através do telefone (48) 3432-3184.


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE