• Estudantes catarinenses são selecionados para  Programa Jovens Embaixadores 2019

Estudantes catarinenses são selecionados para Programa Jovens Embaixadores 2019

07 Nov, 2018 13:48:28 - Educação

Florianópolis (SC)

Bruno Gabriel Alves dos Santos, 17 anos, da EEB Professora Luiza Santin, em Chapecó, e Camila Ceruti dos Santos, do Centro de Educação Profissional (CEDUP), em Blumenau, estão entre os 50 alunos brasileiros selecionados para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, por meio do Programa Jovens Embaixadores 2019. Os dois viajarão para Washington no próximo dia 12 de janeiro e retornarão em 2 de fevereiro.

O programa beneficia alunos brasileiros de destaque na rede pública de ensino por seu perfil de liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os selecionados farão visitas guiadas em pontos históricos e escolas americanas e participarão de reuniões e seminários nos Departamentos de Estado e de Educação.

Ao longo de seis meses, Bruno realizou consertos de computadores e notebooks, gerenciamento de redes, configuração de software, para torná-los disponíveis para o uso dos professores e alunos.

Este trabalho voluntário o levou a superar todas as etapas de seleção do programa, que também avalia os conhecimentos dos alunos na Língua Inglesa, já que é preciso domínio deste idioma durante a viagem.  “É uma oportunidade sem tamanho. Com meu esforço e ajuda das pessoas, consegui chegar aqui”, afirma o estudante Bruno.

Camila se dedicou no Centro de Recuperação Nova Esperança, em Blumenau, entidade que atende ex-dependentes químicos. Como voluntária, ela colaborou na arrecadação de roupas e alimentos, venda de ingressos para eventos beneficentes e na organização de atividades.

“É um grande orgulho esta conquista da nossa aluna do Cedup. Que incentive outros jovens a seguirem o exemplo", afirmou o gerente Regional de Educação, Eliomar Russi.

Jovem Embaixador 2018 retorna de viagem

Aluno do 3º ano do ensino médio EEM Victor Meirelles, em Itajaí, Thiago Lopes Furtado, 17 anos, atua em diferentes trabalhos de voluntariado, entre eles, a criação de um site educacional para auxiliar colegas na defasagem de disciplinas como matemática, português com sugestões de exercícios. 

Em janeiro deste ano, Thiago retornou dos Estados Unidos e classifica a experiência como a experiência de maior crescimento pessoal e t profissional. "Foi realmente incrível e um grande network. Me engajei muito mais socialmente e ampliei a minha visão de mundo. Com certeza também me aprimorei como pessoa, como ouvir mais, ter controle emocional. É uma experiência que agrega muitos valores", conta.

Mais sobre o Programa

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, implementada em parceria com instituições dos setores público e privado.

No Brasil, este ano, 17 mil estudantes se inscreveram. Em Santa Catarina (SC) apenas dois alunos foram selecionados para o intercâmbio. "É muita honra ter dois estudantes da rede pública estadual representando o Estado em um programa que contribui tanto para a formação dos jovens. Toda a equipe da Secretaria de Estado da Educação está orgulhosa", afirma a coordenadora do programa em SC, Luzia Madalena Leite.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança