• Estudante de moda participa de seletiva para competição

    WorldSkills Competition será realizado Abu Dhabi reunindo 72 países

Estudante de moda participa de seletiva para competição

20 Jul, 2016 09:47:01 - Educação

Criciúma (SC)


Maria Julia Lima Dassoler é acadêmica do curso superior de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc e está entre as 17 candidatas selecionadas para fase nacional do WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo. No segundo semestre de 2015, a criciumense disputou a seletiva estadual na categoria Tecnologia da Moda com oito candidatos catarinenses e se tornou a campeã estadual.


Desde então, Maria Julia treina todos os dias junto com sua técnica e professora Elizânea Gomes Vitório em busca da primeira colocação nacional. O vencedor garantirá vaga para a competição internacional, que, em 2017, será realizado em Abu Dhabi, reunindo 1,2 mil competidores de 72 países.


“Tenho estudado e praticado muito. São dois turnos todos os dias e mais alguns períodos à noite. Como não sabemos quais serão os desafios na seletiva estamos nos preparando em várias áreas”, conta a estudante. Dos 40 catarinenses que participam das seletivas nacionais, 30 são do Senai, entidade da Fiesc. Os catarinenses competem em 26 ocupações industriais.


Para um bom desempenho na seletiva, a estudante e a professora têm como base a competição da edição anterior. Quesitos como: desenho, molagem, corte e costura, modelagem plana e customização estão presentes nas aulas preparatórias. As seletivas nacionais ocorrem durante o mês de julho e agosto em diversas cidades do país, incluindo Joinville, Blumenau e Florianópolis. A seletiva de Maria Julia será entre os dias 25 e 29 deste mês em Blumenau.


Nestas competições, os estudantes realizam atividades típicas de cada profissão. Pode ser, por exemplo, a instalação de um projeto elétrico residencial ou industrial, a confecção de uma peça mecânica, a construção de um software, o conserto de uma aeronave ou o desenvolvimento de uma coleção de moda.


Os competidores são avaliados pela excelência do projeto ou produto final, capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas (demais competidores, avaliadores), ao meio ambiente, à legislação, etc. Vencem aqueles que alcançam índices internacionais de qualidade técnica ao executar as tarefas do dia a dia do trabalho em suas ocupações, o que comprova que estão entre os melhores profissionais do mundo e prontos para levar o Brasil ao pódio internacional.


A participação na competição garante a estudante um aprendizado diferenciado, de acordo com a professora. “O departamento nacional quer que os alunos tenham uma visão aprofundada. Analise, pense, execute, resolva os problemas que no dia a dia no mercado de trabalho existem. É uma dedicação intensa e que vale a pena, pois a Maria Julia sairá do curso com uma bagagem única”, destaca Elizânia.


Além de Maria Julia no Sul do Estado, estudantes de Tubarão participam das seletivas. Outros dez alunos do IFSC também disputam provas em oito ocupações. O Senai catarinense participa da WorldSkills desde 2003 e, de lá para cá, 20 catarinenses já participaram do evento, conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze.


ASSESSORIA DE IMPRENSA/UNESC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE