• Estudante da Unesc expõe obras sobre mulheres na Furb

Estudante da Unesc expõe obras sobre mulheres na Furb

28 Mar, 2018 22:29:53 - Educação

Criciúma (SC)

Mulheres, a ditadura e a construção da identidade. Esses três contextos se uniram para o desenvolvimento da exposição “identidade Fragmentada”, da estudante da 8ª fase do curso de Artes Visuais da Unesc, e também colaboradora do Setor de Arte e Cultura da Universidade, Ana Paula Gallas. Suas obras, que tem como base a arte contemporânea, foram expostas na FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Segundo Ana, para a realização da exposição, ela se apropriou de fotografias das mulheres brasileiras mortas e desaparecidas durante a ditadura militar no Brasil, entre 1946 e 1988, de acordo com a lista de Mortos e Desaparecidos Políticos publicada na Folha de São Paulo em dezembro de 2014. “Assim busco também uma reflexão ao passado político no Brasil e a lembrança de como a ditadura militar destruiu vidas, transformou a identidades e rotulou pessoas em desaparecidas”, ressalta.

Além de trazer à tona essa época, Ana também traz questionamentos voltados para a construção da identidade. Já que para ela nós carregamos em nosso comportamento a influência recebida voluntária e involuntariamente de pessoas que conhecemos e admiramos. As obras são uma mistura de fotografias, costura e bordado. “Desconstruo identidades existentes, transformando em novas identidades, considerando as grandes mudanças no decorrer da vida e grandes mudanças de personalidade”, comentou.

Performance

A abertura da exposição também contou com o grupo de dança contemporânea da Furb. Eles apresentaram a performance “Sobre nós", apresentada pelos acadêmicos Rodrigo Andrade, Stefanie Muller e Stanley Carvalho”. Segundo eles, ela trata de relações com o outro e consigo mesmo numa perspectiva poética das possibilidades corporais e as vivências do instante, fazendo parte da linha de pesquisa do corpo e suas estesias de contato e introspecção. A ideia é fazer uma busca por identidade de corpos definidamente cheios de dúvidas, de caminhos, e pensamentos.   

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE