• Estratégias e oportunidades para o mercado produtor de móveis

    Relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae destaca dados e tendências para quem investe no setor

Estratégias e oportunidades para o mercado produtor de móveis

07 Mai, 2018 16:11:02 - Economia

Florianópolis (SC)

Destaque na produção e comercialização de móveis no Brasil, Santa Catarina oferece um ambiente oportuno para o desenvolvimento de pequenos negócios. Tendo em vista a evolução da concorrência no setor, compreender o cenário e desenvolver a competitividade são fatores essenciais para que as empresas possam conquistar novas oportunidades. Entre outros aspectos, o Relatório de Inteligência produzido pelo Sebrae aborda como a indústria 4.0 pode auxiliar os pequenos negócios a se desenvolverem e se destacarem no mercado moveleiro.


Entre 2012 e 2016, a produção de móveis no Brasil aumentou cerca de 18,47%, ao passo que as exportações tiveram uma retração de 16,60% e as importações de 19,41% no mesmo período, tendo um ligeiro aumento no ano de 2017. Ao analisar os dados, percebe-se uma baixa flutuação no aumento da produção, o que denota uma estabilidade do mercado. Portanto, o desenvolvimento e profissionalização da gestão, aliados à adoção de diferenciais logísticos, tornam-se essenciais para que os pequenos negócios possam se desenvolver tanto no mercado moveleiro nacional quanto internacional.


A região Sul, juntamente com São Paulo e Minas Gerais, é destaque no número de empresas deste setor, o que revela um fortalecimento da cadeia produtiva nessas regiões, ao mesmo passo que demanda uma maior profissionalização dos fabricantes devido à alta concorrência. Santa Catarina conta com 2.798 empresas moveleiras (12,44% do setor nacional).


O mercado interno de móveis


O mercado interno de móveis representa uma grande oportunidade para as empresas do setor de Casa e Construção. Por isso, os empreendedores devem estar atentos à dinâmica do mercado nacional para que possam identificar as oportunidades e adequar o negócio às principais demandas e mudanças de mercado.


Entre os tipos de móveis produzidos, a região Sul é destaque principalmente na fabricação de móveis de madeira. Santa Catarina se sobressai pelo número de empresas e empregados, o que fortalece a cadeia produtiva regional. Outro aspecto relevante e que influencia o mercado nacional é a sazonalidade na venda de móveis, uma vez que uma maior ou menor demanda impacta em questões cruciais, como a alocação de matérias-primas, faturamento e disponibilização de maquinários e funcionários.


Outra característica do mercado brasileiro que tem evoluído nos últimos anos envolve a utilização da internet por parte dos consumidores. Conforme dados disponibilizados no portal eMobile, 63,6% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet antes de adquirir um móvel.


O mercado externo de móveis


Além de aproveitarem as oportunidades através do mercado interno de móveis, os empreendedores podem comercializar seus produtos para outros mercados, através de parceiros estratégicos e de uma cadeia produtiva estruturada e otimizada. Porém, a participação no mercado internacional apresenta desafios aos pequenos negócios, como as exigências dos países consumidores, as exigências para a exportação e as condições logísticas para tal empreitada.


As empresas de móveis contam com um mercado de exportação desenvolvido em Santa Catarina. Em 2017, as empresas do estado faturaram US$ 236,24 milhões com exportações. Santa Catarina é destaque em exportação tanto para os Estados Unidos como para o Reino Unido, correspondendo por 62,62% e 52,89% das exportações brasileiras para estes dois países, o que revela dois mercados internacionais com uma maior maturidade e estabilidade.


Em Santa Catarina, os móveis de madeira utilizados em quartos de dormir equivalem a 55,67% das exportações do estado, sendo um mercado estruturado e em potencial para as empresas. Os móveis de madeira utilizados em quartos de dormir equivalem a 66,44% das exportações para os Estados Unidos.


Indústria 4.0 no setor moveleiro


Para que as empresas de móveis aproveitem as oportunidades, tanto do mercado interno quanto externo, contar com um processo logístico bem desenvolvido torna-se fundamental. Neste contexto, a Indústria 4.0 é uma das grandes revoluções para o processo produtivo, moldando em larga escala a forma com que as empresas se relacionam com toda a cadeia.


O conceito de Indústria 4.0 surgiu na Alemanha e se traduz nas “fábricas inteligentes”, em que se articulam os sistemas físicos e virtuais, que conectados à rede, desenvolvem as cadeias de valores e permitem uma maior integração com clientes e parceiros, gerando produtos com elevado valor agregado. O termo “4.0” identifica uma quarta revolução industrial, movida pelas tecnologias da “internet das coisas”, como a automação e a inteligência artificial.


Mais informações


Para saber mais sobre o mercado de Casa e Construção, acesse o portal do Sistema de Inteligência Setorial.  Lá você também terá informações sobre os próximos eventos do setor.


Cadastre-se no SIS/SEBRAE para receber mensalmente relatórios e boletins de inteligência que o ajudarão na orientação do seu negócio. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE